Lobby Político – Saiba Mais

Lobby Político - Saiba Mais
24/05/2017

O Lobby Político é um dos termos mais ouvidos nas notícias que envolvem a política como um todo. Porém, por conta da superficialidade e o envolvimento frequente com a corrupção, muitas pessoas o encaram com uma conotação negativa.

Mesmo que o Lobby Político tenha sido exposto dessa forma aos brasileiros, a origem dessa atividade tem caráter positivo e interessante. Sendo assim, para que você conheça realmente o que esse termo significa e qual é a sua função, confira as informações que separamos!

O que é o Lobby Político?

O Lobby Político é formado por um grupo de civis ou de profissionais da política que têm a função de pressionar políticos e tentar influenciá-los em suas tomadas de decisões, eles são os conhecidos lobistas. A pressão que eles fazem devem ter relação com interesses públicos, sociais ou, até mesmo, particulares, afinal, diversas vezes, eles intermedeiam os interesses de partidos políticos, grupos empresariais e outras grandes corporações.

Como, originalmente, as pessoas que desejam pressionar os políticos, expor seus interesses, cobrar mudanças, apresentar documentos como abaixo-assinados, ficavam nos corredores esperando uma oportunidade de abordá-los, essa prática recebeu o nome de lobby, e as pessoas de lobistas.

A existência desses lobistas é importante para poder debater, comunicar e tentar, realmente, convencer executivos e parlamentares a tomarem as suas decisões, levando em conta determinados interesses.

A prática de Lobby no Brasil

Praticar Lobby no Brasil é legal e, na realidade, não há um tipo de regulamentação que determine regras, exigências ou qualquer tipo de obrigação por parte desses lobistas. E isso é o que gera maior debate sobre a aprovação ou não da população.

Como, algumas vezes, os lobistas fogem da função original do Lobby Político que é pressionar, e partem para outras práticas como o pagamento de propina para convencerem os políticos, seus nomes ficam atrelados à corrupção no país e perdem cada vez mais credibilidade.

Algumas pessoas são contra essa prática no Brasil, justamente por ter ficado com essa imagem atrelada à corrupção. Outras pessoas, porém, preferem que haja algum tipo de regulamentação para essa prática.

Essa é a função de um lobista, pressionar e tentar influenciar decisões políticas de acordo com interesses particulares e públicos. Você conseguiu entender o que é o Lobby Político: Se estiver com qualquer dúvida, basta no procurar!

Continue acompanhando as matérias do E-Diário e tire suas dúvidas sobre política, legislação e direito!

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais