A contabilidade é um universo cheio de termos específicos e detalhes que todo contador e gestor precisa conhecer. Um deles é o fato contábil, que se trata de qualquer evento, transação ou circunstância que altere o patrimônio de uma organização — ou seja, uma ocorrência econômica que tenha relevância.
Ele é essencial para que os registros contábeis da empresa sejam processados corretamente. Leia o artigo para entender mais sobre o assunto!
O que é um fato contábil?
Como foi dito na introdução, um fato contábil é qualquer evento ou transação que altera o patrimônio de uma entidade e, por isso, deve ser registrado devidamente em documento para que seja possível saber com precisão a realidade econômica da organização.
A realização de um balanço anual, por exemplo, depende do registro de todos os fatos contábeis.
Como são categorizados os fatos contábeis?
Os diferentes tipos de fatos contábeis são categorizados de acordo com sua natureza e impacto no patrimônio da organização. Os principais são:
Fato contábil modificativo
São aqueles que causam uma variação líquida no patrimônio da empresa, resultando em aumento ou diminuição do ativo ou do passivo. A compra de mercadorias, por exemplo, gera saída de dinheiro e aumento de estoque.
- Leia também: Entenda o que é ativo e passivo na contabilidade
Fato contábil permutativo
Já o fato contábil permutativo é aquele em que não há alteração líquida no patrimônio, e sim uma redistribuição entre seus elementos. Um bom exemplo é a transferência de um valor entre contas de uma mesma empresa.
Fato contábil misto
Os mistos, por sua vez, são aqueles que somam as características dos fatos modificativos e permutativos, ou seja, envolvem tanto uma alteração líquida no patrimônio quanto uma redistribuição interna de elementos.
Entenda a importância de um fato contábil
Os fatos contábeis são fundamentais na contabilidade, pois apenas com eles é possível:
- fazer o registro adequado das transações da empresa;
- mensurar a situação financeira da empresa corretamente;
- apurar o resultado econômico da organização em determinado período;
- gerar relatórios financeiros precisos;
- realizar um planejamento financeiro e tomar decisões com base em dados coerentes;
- manter a empresa em conformidade legal e fiscal.
Agora que você já leu este artigo, complemente os seus conhecimentos de contabilidade conferindo também o nosso conteúdo sobre o que é e como fazer o demonstrativo financeiro da empresa.