Em Que Ordem Devem Ser Apresentadas As Contas No Balanço Patrimonial?

Em Que Ordem Devem Ser Apresentadas As Contas No Balanço Patrimonial?
09/12/2021

Você sabe em que ordem devem ser apresentadas as contas no balanço patrimonial (BP)? Esse documento é obrigatório para todas as empresas e, em alguns casos, deve ser publicado no Diário Oficial a fim de demonstrar o uso dos seus recursos financeiros e embasar decisões mais assertivas de possíveis investidores, por exemplo.

Normalmente, ele é elaborado com dados referentes aos últimos doze meses de exercício de uma organização. Sua estrutura deve seguir uma forma estabelecida na Lei das Sociedades por Ações e na NBC TG 26(R4).

A seguir, entenda em que ordem devem ser apresentadas as contas no balanço patrimonial.

Quais contas devem ser apresentadas no balanço patrimonial?

Antes de entender em que ordem devem ser apresentadas as contas no balanço patrimonial, é importante que você saiba quais informações devem constar nesse documento. 

Uma vez que serve para mapear a vitalidade da empresa, o BP deve conter dados acerca dos seus ganhos e das suas despesas, pois é o equilíbrio entre os dois que garante e demonstra a saúde financeira do negócio.

Sendo assim, o balanço patrimonial precisa ter três informações fundamentais: ativos, passivos e patrimônio líquido da empresa. 

Os ativos são os bens e direitos capazes de gerar benefícios econômicos futuros, mas que tem origem em fatos já ocorridos. Eles podem ser de dois tipos:

  • circulantes: valores circuláveis no período do exercício social;
  • não circulantes: bens de permanência duradoura, destinados ao funcionamento da empresa.

Os passivos se referem às obrigações da organização para com terceiros, o que vai exigir a saída de ativos para a quitação. 

Por fim, o patrimônio líquido é a diferença positiva entre ativos e passivos. 

Agora que você já sabe quais informações devem constar no seu balanço patrimonial, veja em que ordem elas devem estar dispostas. 

Em que ordem devem ser apresentadas as contas no balanço patrimonial?

Na hora de estruturar o balanço patrimonial do seu negócio, os ativos devem ser alocados no lado esquerdo, enquanto os passivos e o patrimônio líquido, no lado direito. 

Os ativos — no lado esquerdo — devem ser organizados em ordem decrescente considerando a sua liquidez — ou seja, em quão rápido eles podem ser convertidos em disponibilidades, do seguinte modo:

  1. caixa e equivalente de caixa; 
  2. clientes e outros recebíveis; 
  3. estoques; 
  4. ativos financeiros (exceto os mencionados acima); 
  5. total de ativos classificados como disponíveis para venda, e de operação descontinuada; 
  6. ativos biológicos; 
  7. investimentos avaliados pelo método da equivalência patrimonial; 
  8. propriedades para investimentos; 
  9. imobilizado; intangível.

Já os passivos, no lado direito, vão seguir uma organização decrescente de prioridade de pagamentos das exigibilidades, como a seguir:

  1. contas a pagar, comerciais e outras;
  2. provisões;
  3. obrigações financeiras (exceto as citadas acima);
  4. obrigações relativos à tributação;
  5. impostos diferidos;
  6. obrigações associadas à ativos.

Fazer o balanço patrimonial de forma correta é fundamental para evitar problemas futuros e maiores para a organização, ainda mais quando essas informações devem ser publicadas no Diário Oficial.

Então, agora que você já sabe como preparar esse documento, veja como publicar balanço patrimonial no DOU

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais