Se você é um empresário, deve saber qual a diferença entre balanço patrimonial e DRE, não é mesmo? Esses dois documentos obrigatórios são emitidos sempre ao final de cada ano e são ferramentas úteis para uma boa gestão empresarial.
Confira por que você deve se atentar à essas questões contábeis e tome decisões mais embasadas de acordo com as análises!
Qual a diferença entre balanço patrimonial e DRE?
Saber qual a diferença entre balanço patrimonial e DRE é bem simples. Porém, algumas pessoas ainda tendem a se confundir. Antes de aprender a real diferença entre essas duas análises, você sabia que elas são muito importantes para a saúde financeira de um negócio?
Abaixo, listamos alguns benefícios que esses demonstrativos podem trazer a sua empresa. Olha só:
- detalham as movimentações realizadas;
- auxiliam no controle de contas a pagar e a receber;
- são uma ferramenta de planejamento financeiro;
- apresentam de forma clara e transparente a real situação financeira;
- auxiliam na tomada de decisão.
Os resultados da análise, assim como o controle, podem ser feitos por meio de livros empresariais, registros, demonstrativos ou relatórios específicos. É você quem escolhe a melhor maneira!
Agora veja o que cada um significa:
Balanço patrimonial
O balanço patrimonial (BP) é a demonstração contábil que leva em consideração todos os ativos (bens e direitos) e passivos (obrigações) da empresa para relatar a sua situação patrimonial. O documento leva em conta toda a movimentação histórica.
Para classificar cada um dos ativos, leve em consideração:
- bens: diz respeito ao estoque, lucratividade, etc;
- direitos: diz respeito aos direitos da empresa, como as contas a receber, por exemplo;
- obrigações: diz respeito a tudo aquilo que a empresa precisa fazer como obrigação. Um exemplo são as contas a pagar.
DRE
Já o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE), é um documento que exibe a situação contábil, em relação ao ano de referência. Ou seja, analisa e mostra os resultados em lucros e/ou prejuízos. Resumindo, exemplifica os resultados operacionais e não operacionais da empresa.
O principal objetivo do DRE, por sua vez, é analisar os números da empresa e identificar possíveis tomadas de decisões dentro do negócio. Com isso, não se esqueça de adicionar as receitas, os rendimentos, custos, despesas, perdas e impostos que já foram pagos.
Gostou de conhecer as diferenças entre balanço patrimonial e DRE? Outras informações referente à contabilidade você encontra nas matérias do E-Diário Oficial. Fique de olho!