Qual a Diferença Entre Balanço Patrimonial e DRE?

Qual a Diferença Entre Balanço Patrimonial e DRE?
12/03/2020

Se você é um empresário, deve saber qual a diferença entre balanço patrimonial e DRE, não é mesmo? Esses dois documentos obrigatórios são emitidos sempre ao final de cada ano e são ferramentas úteis para uma boa gestão empresarial. 

Confira por que você deve se atentar à essas questões contábeis e tome decisões mais embasadas de acordo com as análises!

Qual a diferença entre balanço patrimonial e DRE?

Saber qual a diferença entre balanço patrimonial e DRE é bem simples. Porém, algumas pessoas ainda tendem a se confundir. Antes de aprender a real diferença entre essas duas análises, você sabia que elas são muito importantes para a saúde financeira de um negócio? 

Abaixo, listamos alguns benefícios que esses demonstrativos podem trazer a sua empresa. Olha só:

  • detalham as movimentações realizadas;
  • auxiliam no controle de contas a pagar e a receber;
  • são uma ferramenta de planejamento financeiro;
  • apresentam de forma clara e transparente a real situação financeira;
  • auxiliam na tomada de decisão.

Os resultados da análise, assim como o controle, podem ser feitos por meio de livros empresariais, registros, demonstrativos ou relatórios específicos. É você quem escolhe a melhor maneira! 

Agora veja o que cada um significa: 

Balanço patrimonial

O balanço patrimonial (BP) é a demonstração contábil que leva em consideração todos os ativos (bens e direitos) e passivos (obrigações) da empresa para relatar a sua situação patrimonial. O documento leva em conta toda a movimentação histórica.

Para classificar cada um dos ativos, leve em consideração:

  • bens: diz respeito ao estoque, lucratividade, etc;
  • direitos: diz respeito aos direitos da empresa, como as contas a receber, por exemplo;
  • obrigações: diz respeito a tudo aquilo que a empresa precisa fazer como obrigação. Um exemplo são as contas a pagar. 

DRE

Já o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE),  é um documento que exibe a situação contábil, em relação ao ano de referência. Ou seja, analisa e mostra os resultados em lucros e/ou prejuízos. Resumindo, exemplifica os resultados operacionais e não operacionais da empresa.

O principal objetivo do DRE, por sua vez, é analisar os números da empresa e identificar possíveis tomadas de decisões dentro do negócio. Com isso, não se esqueça de adicionar as receitas, os rendimentos, custos, despesas, perdas e impostos que já foram pagos. 

Gostou de conhecer as diferenças entre balanço patrimonial e DRE? Outras informações referente à contabilidade você encontra nas matérias do E-Diário Oficial. Fique de olho! 

 

 

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais