Descubra o Que é Contabilidade Ambiental e Sua Importância

Descubra o Que é Contabilidade Ambiental e Sua Importância
29/08/2019

Em um mundo com os recursos naturais cada vez mais escassos, é importante ter a contabilidade ambiental aliada ao meio ambiente. As práticas industriais podem afetar muito o futuro do Planeta, caso não haja a conscientização.

Conheça no artigo a seguir como essa área contábil pode ajudar positivamente as empresas a terem soluções mais sustentáveis. 

O que é contabilidade ambiental?

A contabilidade ambiental registrada os impactos causados diretamente pelas empresas no meio ambiente e dá soluções de como eles podem ser controlados.

O profissional dessa área faz um relatório geral do patrimônio ambiental, aponta monetariamente quais são os prejuízos, benefícios e os resultados causados pela exploração.

Além disso, oferecem soluções para a gestão empresarial implementar internamente e incentiva ações favoráveis ao meio ambiente. 

De acordo com o Blog Sage (2018), antes de fazer a contabilidade ambiental da sua empresa, primeiro é preciso se atentar para alguns conceitos do tema:

  • Despesas ambientais: são utilizadas para o gerenciamento ambiental e consumidas pela área administrativa da empresa;
  • Custos ambientais: estão relacionados direta ou indiretamente com a proteção do meio ambiente, como a recuperação de áreas contaminadas, por exemplo;
  • Perdas ambientais: são os gastos utilizados para cobrir acidentes ou questões relacionadas ao meio ambiente;
  • Receitas ambientais: são ligadas à prestação de serviços envolvidos com a área ambiental, como a venda de produtos reciclados, por exemplo;
  • Ativos ambientais: são bens e direitos de benefício futuro e que estão ligados à preservação ambiental;
  • Passivos ambientais: são valores sacrificados pela empresa para preservar ou proteger o meio ambiente.

Vantagens da contabilidade ambiental

Agora que você já sabe que a contabilidade ambiental diz respeito aos impactos no meio ambiente, confira as vantagens de fazê-la na sua empresa:

Controle dos impactos diretos

Com o relatório geral é possível identificar e pensar em resultados que controlem e não prejudiquem diretamente os recursos naturais, como investir em antipoluentes, por exemplo. 

Melhora a imagem da empresa

As empresas que se preocupam com o meio ambiente transmitem uma imagem positiva, tanto internamente quanto externamente. Afinal, estar ligado à causas de responsabilidade ambiental, serve, até mesmo, de exemplo para outras organizações. 

Diminuição de custos

Com o auxílio da contabilidade ambiental é possível reduzir custos, como o de água e energia elétrica, por meio de ações preventivas.

Gostou de saber sobre a importância de ter uma consciência sustentável em um ambiente corporativo? Para mais assuntos assim, continua acompanhando as matérias do E-Diário Oficial!

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais