Defesa Empresarial – Como Melhorar Sua Argumentação Jurídica

Defesa Empresarial - Como Melhorar Sua Argumentação Jurídica
28/09/2018

A capacidade de argumentar e persuadir é essencial para quem atua na área jurídica, principalmente para os advogados, pois a manutenção e obtenção de clientes envolve boas referências existentes diante da performance do profissional. Esse fator não é diferente quando se trata de defesa empresarial, o poder de argumentação tem como principal objetivo proporcionar o desenvolvimento de um ambiente favorável para quem está apresentando argumentação em defesa de uma situação.

Se você quer saber como melhorar a capacidade de argumentação e observar melhorias significativas em sua atuação, confira as dicas que separamos neste artigo!

 

Fatores que influenciam na defesa empresarial

 

Os processos de defesa demandam claramente a capacidade persuasiva, porém também não deixa de ser essencial ter o conhecimento de técnicas importantes de argumentação. A análise técnica permite realizar a defesa de maneira mais assertiva e eficiência, sem brechas que possam apresentar discrepâncias que podem influenciar na credibilidade dos argumentos apresentados.

 

Ou seja, o profissional especializado em defesa empresarial deve estar preparado para lidar com constatações que podem invalidar as estratégias argumentativas escolhidas. Para auxiliar na melhoria e qualificação do processo, veja algumas dicas:

 

1. Atualização com o mercado

Não só para na área jurídica, como em qualquer outra, é importante que o profissional esteja atualizado com o mercado e fique atento às tendências teóricas e práticas. Afinal, a cada ano que passa, mais conhecimentos e metodologias são desenvolvidas, conseguir analisar possibilita a criação de insights interessantes que poderão ser utilizados para melhor a sua atuação no mercado.

 

Por isso, não existe em buscar informações na internet, realizar cursos, conversar com colegas de profissão e ampliar o seu campo de conhecimento.

 

2. Analisar peculiaridades da legislação que envolve o setor empresarial

Para atuar com defesa empresarial, um fato necessário é compreender as especialidades da legislação empresarial. Esteja sempre atualizado em relação a reformulação de leis e novas instituições. É válido também estudar alguns casos famosos e frequentes da área, assim é possível obter boas referências para conseguir desenvolver estratégias de argumentação eficientes e que demonstram a credibilidade do seu trabalho.

 

3. Estudar as defesas de profissionais referência

Outra dica é estudar e analisar a atuação de estratégias de defesa utilizadas pelos principais profissionais da área de defesa empresarial. Com certeza será mais simples conseguir mapear ações eficientes e que poderão comunicar no ganho da causa. Buscar exemplos de sucesso é um ótima arma para otimizar e potenciar o seu repertório argumentativo.

Este artigo foi útil para você? Comente e compartilhe! Aproveite e confira mais conteúdos no E-diário Oficial!

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais