Cuidados Essenciais na Hora de Fechar um Contrato de Franquia

Cuidados Essenciais na Hora de Fechar um Contrato de Franquia
20/04/2018

Optar por abrir uma empresa ligada a um sistema de franquias pode ser um ótimo investimento e possuir menores riscos de iniciar um negócio completamente do zero. Contudo, como em qualquer outro empreendimento é essencial que todas as decisões diante de fechar o contrato de franquia sejam feitos com cuidado e com bastante atenção para que não ocorram problemas futuros.

Tem vontade de investir em uma franquia? Então confira algumas dicas importantes na hora de decidir qual o melhor negócio para ser fechado!

 

 

 O que saber antes de fechar um contrato de franquia?

 

Alguns fatores devem ser levados em consideração antes de decidir por investir capital em uma empresa franqueada. O primeiro deles é ficar atento e compreender todas os pontos do contrato proposto pela rede de franquias. É importante que a sede siga a norma definida pela lei das franquias e forneça a Circular de Ofertas de Franquias, a COF. Nesse documento devem ser descritas todas as informações referentes a empresa, como histórico, dados financeiros, obrigações do franqueado e suporte fornecido pela sede.

 

Além de analisar a documentação, é essencial que outros pontos sejam observados antes de fechar um contrato de franquia.

 

O perfil da franquia 

 

Ao ter interesse de adquirir uma franquia, é primordial que o interessado enxergue uma identificação com o perfil da empresa escolhida. Ou seja, é importante apresentar afinidade com o negócio em questão. Não vale a pena decidir por investir só pelo fato de está na moda e depois correr o risco de ter prejuízos.

 

 Seja primeiramente um consumidor 

 

Antes de fechar a compra da franquia, experimente ser um consumidor da empresa para conhecer realmente os produtos e serviços. Caso, você não goste ou não aprove a qualidade deles, o ideal é que escolha por outro tipo de negócio.

 

 Pesquisa sobre o negócio antes de escolher

 

É importante estudar bem a franquia que você deseja investir. Dessa forma, fica mais fácil obter sucesso na escolha e prever possíveis pontos de falha. O primeiro critério é consultar se a rede franqueada é filiada à Associação Brasileira de Franchising, a ABF. Apenas empresas com boas referências e de excelência fazem parte.

 

Busque por informações com os franqueados 

 

É importante também buscar por cases de sucesso envolvendo a experiência de outros franqueados à marca. Procure também por depoimentos de quem já possui um negócio na área, com certeza, as informações obtidas serão fiéis à realidade e te fornecerão uma boa noção da empresa.

 

Gostou das nossas dicas sobre os cuidados importantes antes de fechar um contrato de franquia? Comente, compartilhe e confira sempre às matérias do E-diário Oficial!

 

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais