Contabilidade Digital — Como Aplicá-la No Seu Negócio?

Contabilidade Digital — Como Aplicá-la No Seu Negócio?
03/02/2020

A contabilidade digital é um tipo de serviço contábil que permite facilitar e automatizar processos. Essa categoria surgiu no ano de 2015, depois da chamada “contabilidade on-line”. Porém, a diferença foi a volta da importância de uma consultoria especializada.

Para entender melhor o que é contabilidade digital, para que serve, como aplicá-la e qual a diferença entre a on-line, continue lendo este artigo!

O que é e para que serve a contabilidade digital?

Esse tipo de contabilidade é uma nova categoria de serviços contábeis. O grande intuito é conseguir otimizar o trabalho do contator com o uso de ferramentas on-line. 

Dessa forma, é possível obter diversas vantagens, como:

  • aumento da produtividade; 
  • diminuição de falhas nos processos; 
  • redução de custos operacionais; 
  • armazenamento de documentos mais prático e concentrado em um só lugar; 
  • entre outros. 

Como aplicar esse serviço contábil digital em uma empresa

O primeiro passo para adotar a contabilidade digital é tornar esse serviço parte da cultura da empresa. 

É ideal modernizar os processos e deixar bem claro para todos os colaboradores a importância e os benefícios ao adotar esse modelo. 

Faça um workshop ou treinamentos para mostrar sobre o assunto e capacite seus colaboradores para ajudar a área financeira e contábil. 

Depois, você deve investir em tecnologias, hardwares e softwares de automação. 

Conte com uma plataforma de gestão contábil que integre as áreas com os clientes, que facilite a comunicação on-line (como o Skype), o armazenamento de dados, a gestão de tarefas (como o Trello) e a organização de informações. 

É importante que o uso de papel impresso seja cada vez menos necessário, priorizando o armazenamento em nuvem. 

Qual a diferença entre contabilidade digital e contabilidade on-line?

O objetivo dos dois modelos é automatizar os serviços contábeis utilizando das possibilidades da tecnologia. 

Porém, na contabilidade on-line, a empresa recebe instruções sobre dados, informações, documentos, etc. Todas as operações são feitas por meio do cliente, sendo assim, a presença de um contator foi dispensada. 

Porém, percebeu-se algumas dificuldades para que as pessoas fizessem todos os processos sozinhas, sem auxílio de profissionais especializados. Foi então que surgiu a contabilidade digital. 

Ela tem, como já foi dito, o mesmo propósito, porém surgiu para melhorar o serviço anterior e oferecer a volta de uma consultoria por meio de um contador. Ele, sendo mais capacitado, consegue realizar os serviços manuais para envio das informações às ferramentas de automatização. 

Assim, é possível ter orientação para uma contabilidade saudável dentro da empresa. 

Conseguiu entender sobre a contabilidade digital? Deixe seu comentário e confira mais artigos como este na área de notícias do E-Diário Oficial!

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais