3 Passos Para se Tornar um Contador Digital

3 Passos Para se Tornar um Contador Digital
07/09/2018

O contador digital é aquele profissional que está conectado a uma nova era de gestão fiscal e tributária.

Com o apoio da internet e da tecnologia, o contador evita o retrabalho em tarefas braçais, automatiza processos, acelera rotinas, aumenta a segurança dos dados, investe em marketing digital e se torna cada vez mais um aliado estratégico do empresário.

Quer saber como se tornar um contador digital? Veja o passo a passo!

Como se tornar um contador digital

Acompanhe o passo a passo para se transformar em um contador digital e colocar sua empresa contábil em um novo patamar.

1. Inteligência do contador digital

A inteligência digital envolve a conscientização e aplicação de tecnologias digitais existentes e emergentes, capacidades, práticas e estratégias. A ferramenta mais importante para o contador digital é, sem dúvidas, saber utilizar o certificado digital.

Esses profissionais devem estar prontos e serem capazes de entender e utilizar novas ferramentas à medida que elas surgem. Quem trabalha virtualmente na área da contabilidade sabe que todo seu negócio depende da proteção da informação. Isso é essencial, já que existem mais risco aos dados que circulam no ambiente virtual, do que no físico.

Todos sabemos que ninguém, nenhuma empresa ou instituição está livre de invasões ou ataques virtuais, por isso é necessário se precaver, e é nesse sentido que a assinatura digital atua. Porque confirma a origem e autenticidade das informações que um documento carrega.

2. Habilidades analíticas

A era digital resultou em enormes quantidades de dados prontamente disponíveis para as estatísticas da empresa. Portanto, seus clientes estarão esperando que você seja capaz de utilizar essas informações, para desenvolver insights concisos sobre a posição financeira atual e projetada da empresa.

Contadores que olham para o futuro, devem ter uma compreensão teórica e prática de dados e análises. Isso inclui entender como compilar e analisar dados históricos ou atuais, além de poder conduzir análises preditivas e determinações de retornos financeiros futuros.

3. Habilidades de relacionamento

À medida que mais processos contábeis se tornam automatizados, ter relacionamento comercial e habilidades de conversação é cada vez mais importante para que o contador digital retenha clientes.

A era digital ainda requer a capacidade de motivar e envolver os funcionários. A tecnologia pode fazer muitas coisas, mas não pode substituir a importância da interação humana nas transações comerciais.

O impacto da nova tecnologia terá uma repercussão positiva na profissão contábil, para aqueles que são ousados o suficiente para aproveitar as oportunidades que ela apresenta.

Essas informações foram úteis para você? Continue acompanhando as matérias do E-Diário, e fique por dentro das novidades do mundo jurídico e empresarial!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais