Como Solicitar Passe Livre De Forma Rápida e Simples

Como Solicitar Passe Livre De Forma Rápida e Simples
24/01/2019

Para você que deseja solicitar passe livre, saiba que isso é algo fácil e rápido! O benefício é dado para estudantes, fazendo com que eles tenham acesso às passagens de ônibus e metrô de forma gratuita.

É claro que, não são todos os estudantes que recebem esse benefício, assim como não há passagens ilimitadas. Vamos entender melhor sobre o assunto e conferir como solicitar passe livre. Veja a seguir.

Quem pode ter o passe livre?

O benefício da passagem gratuito do transporte público é para concedida idosos com 60 anos ou mais, portadores de deficiência e estudantes.

Para os estudantes do ensino superior de faculdades e universidades públicas ou privadas, é preciso confirmar renda média familiar de até um salário mínimo e meio.

Já alunos do ensino médio, técnico e fundamental da rede pública, seja estadual, federal ou municipal, garantem esse direito. 

Como solicitar passe livre?

Para conseguir seu direito e solicitar passe livre, siga o passo a passo abaixo:

  1. entre no portal de cadastro do Passe Livre;
  2. informe o seu CPF e preencha todo o formulário eletrônico, com dados como renda e endereço;
  3. digitalize os documentos necessários, sendo uma foto 3×4, um documento de identificação, como RG, e, em caso de deficientes, o Atestado/Relatório Médico Padrão do Passe Livre;
  4. anexe os documentos nos campos indicados; 
  5. clique em Enviar para Análise;
  6. espere a confirmação e pronto, seu passe livre chegará no endereço cadastrado!

Já se você for enviar a solicitação pelos Correios, é preciso ter preenchido o Formulário para Requerimento de Beneficiário, a Declaração da Composição e Renda Familiar (que é a segunda página do formulário), o xerox dos documentos e da foto 3×4, assim como do comprovante de residência e, caso necessário, do atestado médico. 

Como funciona o passe livre?

O passe livre estudantil dá direito de cinco a 24 cotas diárias, conforme o número de aulas por semana. Por exemplo, se tem aulas todos os dias, terá o máximo de 24 cotas disponíveis. Cada cota permite o acesso a oito ônibus e duas entradas ao metro ou trem.

Já o passe para deficientes e idosos dá direito às passagens de forma gratuita e, para viagens, é necessário deixar duas poltronas gratuitas reservadas nos ônibus de categorias convencionais — para os transportes interestaduais e intermunicipais.

Viu só como é prático e rápido? Não deixe de adquirir este benefício, caso você tenha direito de recebê-lo.

Aproveite as vantagens e usufrua do que é seu garantido por lei! Procure sempre se informar sobre quais são seus benefícios!

Veja mais notícias no E-Diário Oficial!

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais