Como Achar Meu Nome No Diário Oficial da União ou do Estado?

Como Achar Meu Nome No Diário Oficial da União ou do Estado?
06/08/2020

Você já prestou um concurso público e no edital de inscrição estava informando que os aprovados seriam mencionados no Diário da União? Certamente você deve ter se perguntado: “afinal, como achar meu nome no Diário Oficial?” Confira no artigo como encontrar seu nome e esclareça todas as suas dúvidas!

Afinal, como achar meu nome no Diário Oficial?

Antes de saber como encontrar seu nome no Diário Oficial, primeiro é necessário entender que existem dois órgãos regulamentadores oficiais:

  • Imprensa Nacional – órgão responsável pela veiculação nacional de informações, ou seja, pelo Diário Oficial da União;
  • Imprensa Oficial – cada Estado do Brasil tem uma imprensa oficial que é responsável pelo Diário Oficial do Estado.

Sabendo disso, fica mais fácil encontrar seu nome no jornal. Isso porque caso você tenha prestado algum concurso público e esteja aguardando a resposta, por exemplo, no edital já é informado onde serão divulgados os nomes dos aprovados, isto é, na Imprensa Nacional ou na Imprensa Oficial.

Portanto, podemos concluir que o nome de alguém somente aparecerá no veículo caso a pessoa tenha:

  • prestado concurso público;
  • vai se aposentar;
  • foi exonerado do cargo;
  • é estrangeiro e a Polícia Federal publica nacionalizando-o;
  • entre outros.

Passo a passo para encontrar um nome

Você já sabe que o Diário Oficial é um veículo informativo destinado a toda população brasileira e que contém assuntos de caráter público, certo? Por isso, qualquer Órgão Federal, como Correios e a Caixa Econômica, podem publicar no jornal.

Então, se você está no aguardo da aprovação da sua aposentadoria ou foi exonerado de um cargo e acredita que seu nome sairá no site oficial da Imprensa, siga o passo a passo para a consulta:

  1. entre no site da Imprensa Nacional ou Oficial;
  2. na “pesquisa do termo” coloque seu nome e, em seguida, clique em “pesquisa avançada”;
  3. feito isso, o navegador abrirá uma nova página.
  4. nesta nova página, deixe como tipo de pesquisa “ato” e informe a data de início da pesquisa, por exemplo, 30 dias atrás, e finalize com a data atual;
  5. na mesma página, na aba de “jornal” deixe “todos”, caso não saiba em qual secção o órgão publicará. Finalize clicando em “pesquisar”.

Seguindo corretamente esses passos, o sistema da Imprensa irá dar uma busca e caso o seu nome realmente esteja publicado, ele apresentará a página em formato PDF e com opção de download. O legal é que ela tem valor jurídico, por isso, pode ser anexada em qualquer documento legal! 

“Como achar meu nome no Diário Oficial” não é mais a sua dúvida, certo? Agora que já sabe sobre o assunto, confira como publicar matérias pelo e-Diário Oficial! 

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais