Clipping — Como Usar a Consulta Do Diário Oficial Da União?

Clipping — Como Usar a Consulta Do Diário Oficial Da União?
30/04/2021

A utilização de clipping para consulta do Diário Oficial da União permite o monitoramento e documentação de termos que são do interesse da sua empresa, proporcionando economia de tempo e otimização da tarefa. 

 

Quer entender como funciona essa ferramenta? Então confira o artigo e descubra!

 

Consulta do Diário Oficial da União tradicional

 

A partir do ano de 2017, o DOU parou de ser impresso e começou a ser publicado diariamente somente em seu formato digital. Hoje, é possível acessá-lo pela página da Imprensa Nacional do Governo Federal. O jornal fica disponível para todos os cidadãos e pode ser baixado no formato de um documento PDF.

 

Mas o seu alto volume de publicações acaba se tornando um problema para as empresas que precisam monitorar citações de seus nomes no jornal. Afinal é uma publicação extensa e exige checagem manual das informações contidas em sua composição.

 

Além disso, processos de licitação, por exemplo, podem acabar demorando, o que torna o número de publicações a serem analisadas ainda maiores. Visto que seria necessário o arquivamento de cada um dos trechos em que o nome da empresa fosse descrito, além de produzir um único documento para centralização desses dados. 

 

Tudo para que seja possível realizar um comparativo entre as informações. Dessa forma, a consulta no modelo tradicional, acaba exigindo esforço e tempo da empresa interessada. 

 

Consulta do Diário Oficial da União com uma ferramenta de Clipping

 

O clipping é um recurso de monitoramento e arquivamento de documentos, no caso da Consulta do Diário Oficial da União, é possível receber alertas e organizar os registros de forma automatizada. 

 

Dessa maneira há economia de tempo, recursos (pois não é necessário utilizar o tempo produtivo de um colaborador para realizar essa tarefa operacional) e otimização do processo, que é feito de forma rápida e simples. 

 

O E-diário Oficial possui o serviço de Clipping e alertas, que funciona de uma forma bastante simples:

 

  1. sua empresa informa o termo de interesse para monitoramento;
  2. o E-diário Oficial separa todas as publicações no documento referentes ao assunto;
  3. compacta todos os arquivos em um único só e envia para o seu e-mail.

 

Assim você tem todas as informações que precisa, sem precisar se preocupar em conferir as publicações diárias do jornal.


Agora que você já conhece o recurso do Clipping, consulte seu nome no DOU com o E-diário Oficial.

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais