Clipping do e-Diário — Saiba Como Monitorar o Diário Oficial da União e Receber Alertas por E-mail

Clipping do e-Diário — Saiba Como Monitorar o Diário Oficial da União e Receber Alertas por E-mail
19/03/2024

A partir do ano de 2017, o Diário Oficial da União (DOU) parou de ser impresso e começou a ser publicado diariamente somente em seu formato digital. Hoje, o jornal está disponível pela internet para todos os cidadãos e pode ser baixado no formato de um documento PDF. Mas o alto volume de publicações acaba se tornando um problema para empresas que precisam monitorar citações de seus nomes no jornal.

Por conta disso, sugiram opções de clipagem digital que permitem o monitoramento, arquivamento de documentos e até mesmo alertas, como é o caso do clipping do e-Diário Oficial. Continue a leitura deste artigo e entenda tudo sobre essa ferramenta.

O que é clipping?

O clipping é o processo de monitoramento das citações a uma determinada marca, pessoa ou assunto em diversos meios de comunicação, como jornais, portais de notícias, redes sociais e outros veículos.

Geralmente, o trabalho de clipagem, como também é chamado o clipping, é realizado por assessores de imprensa e profissionais de relações públicas.

Por que o clipping do e-Diário é importante na área jurídica?

Apesar deste ser um processo mais comum na comunicação, o clipping na área jurídica também é muito importante. Profissionais dessa área, assim como os comunicadores, também precisam estar atentos ao que está sendo falado sobre os seus clientes.

Podemos perceber a necessidade do clipping na área jurídica quando pensamos nos advogados empresariais, que frequentemente precisam fazer publicações no Diário Oficial. Além de fazer a divulgação, também é parte do trabalho monitorar o que foi divulgado, bem como verificar constantemente novos decretos ou leis que possam impactar o negócio ou processo de um cliente.

Quais são as vantagens de usar o clipping do e-Diário? 

Usar a ferramenta de clipping do e-Diário representa várias vantagens para a rotina dos profissionais da área jurídica. A seguir, conheça as principais delas.

Otimização do tempo

Consultar o Diário Oficial manualmente pode ser um trabalho longo, cansativo e entediante. Uma ferramenta que faça isso automaticamente economiza tempo de trabalho humano. Assim, você e sua equipe podem focar em outros projetos que exijam atenção plena.

Redução da quantidade de erros 

Justamente por ser um processo repetitivo, a pessoa que faz o clipping manual do DOU pode deixar passar alguma informação ou notícia importante. A ferramenta de monitoramento automática reduz as chances de erros como esse. Assim que o alerta de publicação é acionado, ela reúne as informações, prepara um relatório e envia por e-mail.

Cumprimento de prazos

Por fim, esse monitoramento automático ainda evita a perda de prazos, uma vez que aciona o profissional imediatamente. Isso permite, por exemplo, que ele se adeque à uma nova exigência para o seu ramo a tempo de não ser multado ou penalizado por isso. 

Como funciona o alerta de publicação no clipping do e-Diário?

A fim de facilitar o trabalho de profissionais da área jurídica, além de contar com uma ferramenta para publicação no DOU, o portal e-Diário Oficial tem um recurso de clipping automatizado, que aciona alertas de menção quando uma notícia com o seu termo de interesse é disparada. Ele funciona da seguinte maneira:

  1. sua empresa informa o termo de interesse para monitoramento;
  2. o e-Diário Oficial separa todas as publicações no documento referentes ao assunto;
  3. a ferramenta de clipping compacta todos os arquivos em um único só e envia para o seu e-mail.

Assim, você tem todas as informações que precisa, sem precisar se preocupar em conferir as publicações diárias do jornal.

Agora que você já conhece o recurso de clipping do e-Diário Oficial, continue explorando nosso portal e saiba como divulgar uma retificação de publicação no Diário Oficial da União!

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais