Capital Social — O Que É E Como Este Valor É Calculado?

Capital Social — O Que É E Como Este Valor É Calculado?
12/04/2021

É muito comum ouvirmos falar que é necessário ter um Capital Social para abrir uma empresa, não é mesmo? Mas, você sabe o que isso significa? 

O Capital Social é um valor disponibilizado pelos sócios ou investidores de uma determinada empresa, para mantê-la funcionando enquanto ainda não gera lucros.

Quer saber mais sobre esse assunto? Neste artigo você verá:

  • o que é e para que serve o Capital Social?
  • como calcular o valor do rendimento?

O que é e para que serve o Capital Social?

Para você entender melhor, é fundamental definir os conceitos desse termo:

  • capital: dinheiro investido (todo tipo de valor disponibilizado para investimentos);
  • social: se refere a sócios, uma empresa com sociedade. 

Ou seja, são os valores disponibilizados para o investimento em uma sociedade empresarial, seja ele em dinheiro ou em bens tangíveis e intangíveis, como locação do espaço, mobiliário, computadores, contratação de serviços de terceiros, pagamentos de colaboradores, entre outros. 

O Capital Social serve para manter a corporação viva, enquanto não há retorno financeiro. Mas, também pode ser uma boa maneira de calcular a participação de cada sócio na empresa, qual porcentagem de lucros eles terão após o crescimento no faturamento. 

Após a abertura da empresa, o valor deve ser discriminado em um Contrato Social, chamado de  subscrição, onde qualquer alteração em quantias ou acréscimos de bens deve ser feito o registro em uma junta comercial

Como definir o valor dos rendimentos?

A princípio, o mais adequado seria a definição do valor por meio da estimativa média utilizada para abrir uma empresa e garantir o seu funcionamento. No entanto, nem sempre o empreendedor chegará a um número exato, pois tem urgência em realizar a abertura. 

Neste caso, é fundamental que se registre no mínimo R$ 1.000,00, sendo uma quantia necessária para abertura de Empresário Individual e Sociedade Limitada. 

É importante também considerar a participação de cada sócio, com o investimento feito por eles. Ou seja, dependendo do modelo de negócio, é possível estabelecer as cotas de cada um de acordo com o valor investido individualmente. 

Para isso, é essencial entender quais são as modalidades de empresas disponíveis para saber qual o Capital Social ideal para o seu negócio. 

Percebeu como o Capital Social é importante para empresas que estão iniciando suas atividades? Para saber mais sobre esse assunto leia o artigo: Como Fazer Alteração de Contrato Social.

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais