O Controle Patrimonial é um dos principais processos da contabilidade de uma empresa, através do qual é possível obter informações sempre atualizadas e gerenciar o patrimônio do negócio de forma estratégica.
Continue a leitura para entender mais sobre o assunto e compreender sua importância para a gestão.
Qual o objetivo do controle patrimonial?
Em suma, o objetivo do controle patrimonial de uma empresa é promover o acompanhamento realista de todos os bens tangíveis e intangíveis, que veremos em detalhes a seguir. Com o controle sobre todo o patrimônio, o gestor pode tomar decisões mais acertadas e estratégicas, promovendo o crescimento e a lucratividade do negócio.
Além disso, o controle patrimonial tem uma função burocrática, envolvendo toda a manutenção da contabilidade prevista por lei, assim como o enquadramento dos relatórios financeiros pelo IFRS nas normas nacionais e internacionais.
Tipos de patrimônios empresariais
Os bens de uma empresa são classificados em dois tipos principais: tangíveis e intangíveis. Dentro do conceito de patrimônio na contabilidade, é fundamental entender a diferença para analisá-los de forma correta. Confira:
Bens tangíveis
Os bens tangíveis são aqueles recursos físicos, “palpáveis”, que têm um valor mensurável e vida útil econômica passível de depreciação. Por exemplo:
- móveis;
- imóveis;
- equipamentos;
- veículos;
- dinheiro;
- estoque.
Bens intangíveis
Ao contrário do primeiro tipo, os bens intangíveis são imateriais. Contudo, para ser classificado como tal, é necessário ter vida útil superior a um ano e, principalmente, ser identificável. Como exemplo, temos:
- marcas;
- licenças;
- direitos autorais;
- patentes;
- softwares;
- contratos;
- receitas;
- fórmulas;
- carteira de clientes.
Qual é a importância do controle patrimonial?
O controle patrimonial é essencial para uma gestão eficiente, orientada e organizada do empreendimento. Com seu uso correto, é possível evitar compras sem necessidade, desperdícios e prever o desgaste dos bens. Da mesma forma, ter o controle em dia evita problemas fiscais por omissão de receita.
Esse processo também pode trazer benefícios como previsibilidade, segurança jurídica e maior facilidade em obter deduções fiscais e certificações de padrões de qualidade.
Se você quer garantir a saúde fiscal da sua empresa, não pode deixar esse processo de fora! Contudo, sua empresa só estará, de fato, assegurada financeiramente se você compreender os processos contábeis de forma integrada. Por isso, confira também a importância do balanço patrimonial projetado.