3 Maneiras de Minimizar os Conflitos Trabalhistas

3 Maneiras de Minimizar os Conflitos Trabalhistas
16/08/2018

Em um ambiente de trabalho, é normal até certo ponto que se ocorram desentendimentos. Afinal, os colaboradores geralmente possuem valores e personalidades muito diversas. Mas, o excesso desses conflitos trabalhistas podem comprometer o dia a dia corporativo.

Lidar com essas divergências é uma tarefa complexa, uma vez que envolve aspectos pessoais, o contexto organizacional e diversas outras variáveis.

Pensando em tentar amenizar esse cenário, veja algumas dicas que preparamos!

Como diminuir os conflitos trabalhistas

Veja como existem maneiras de melhorar a convivência entre os colaboradores no meio corporativo:

1. Investigue as causas mais a fundo

É muito comum que um conflito pequeno tenha por trás alguma causa pouco evidente, ligada a outro fator. Por isso, é muito importante ouvir todas as partes envolvidas, buscando extrair as reais razões do problema.

Faça uma escuta atenta, sem interrupções, advertências ou críticas. Deixe para intervir quando você já tiver uma noção total da questão. Esteja atento às contradições, semelhanças e diferenças no ponto de vista. Com isso, você terá mais ferramentas para compreender as causas da divergência.

2. Incentive feedbacks diretos

O grande diferencial do feedback é que ele tem o propósito de ajudar o outro a se desenvolver. Ele é um retorno sobre alguma postura ou sobre o desempenho de tarefas, podendo ser tanto positivo quanto negativo. Mas, é importante ressaltar que o feedback deve ser feito sempre com uma proposta construtiva, tendo o objetivo de impulsionar o outro para o crescimento.

Os feedbacks diretos podem ajudar tanto a resolver quanto a evitar conflitos na equipe. A comunicação clara minimiza as lacunas no processo comunicativo, pois o colaborador poderá ter contato com as ideias do colega com muito mais facilidade.

3. Procure resolver todas as questões

Você certamente conhece os efeitos de uma bola de neve. No contexto corporativo, o conflito acumulado ao longo do tempo, lotado de divergências e mal-entendidos, uma hora irá eclodir. É importante ser bem cuidadoso com esse tipo de problema.

Para isso, duas estratégias são importantes: a primeira é tentar solucionar os focos de atrito desde o começo. Observe o seu time sempre e, caso note que há algum desentendimento ou processo que você julgar estar indo mal, convoque a equipe para conversar. Assim, você evita que pequenas diferenças se tornem grandes dificuldades.

A segunda é entender que, diante de uma bola de neve, é importante destrinchar o conflito até esgotá-lo. Dialogue com os colegas e busque resolver todos os focos de dificuldade, sem deixar nada para trás.

Ficou com alguma dúvida? Comente e compartilhe o conteúdo aqui do E-Diário e continue se informando pelo nosso site!

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais