Você Sabe o Que É e Como Declarar o DEFIS?

Você Sabe o Que É e Como Declarar o DEFIS?
20/02/2019

Você sabe o que é e como declarar o DEFIS, além de qual a importância dele para as empresas que optam pelo Simples Nacional? Então saiba todas as informações sobre esse assunto a seguir. Confira!

O que é DEFIS

O DEFIS – Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais tem o objetivo de comunicar o órgão fiscal (Receita Federal), dados econômicos e fiscais de uma empresa. Assim, tudo o que está ou esteve enquadrada neste regime no período será abrangido pela declaração.

A DEFIS serve para comunicar e comprovar ao Governo Federal que as empresas participantes da situação específica de arrecadação tributária Simples Nacional recolheram os devidos tributos.

Como declarar o DEFIS

O prazo de entrega da DEFIS é de até 31 de março do ano subsequente ao período abrangente que será declarado.

É importante ressaltar que essa obrigação acessória não prevê multa por atraso. Porém, as apurações mensais dos períodos a partir de março de cada ano no sistema, PGDAS-S só poderão ser geradas depois que a entrega da DEFIS referente ao ano anterior for feita.

Por isso, é de suma importância que todas as documentações estejam em dia. Isso porque todas as informações declaradas deverão ser obtidas por meio dos demonstrativos contábeis.

PGDAS-D e DEFIS

O PGDAS-D (Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Declaratório) trata-se de um sistema eletrônico. Nele, é feita a apuração mensal de impostos para empresas optantes pelo regime do Simples Nacional.

É destinado a Microempresas ou Empresas de pequeno porte que estejam enquadradas no regime tributário. Com isso, os dados que são calculados são sempre referentes ao mês anterior ao atual.

Ela é feita por meio do próprio site da Receita e não existe a necessidade de instalação de drives ou softwares.

A participação do Simples Nacional é um benefício cedido pelo governo. E para que ele continue em vigência é necessário seguir algumas regras.

O impacto na contabilidade

Na área da contabilidade, a DEFIS é importante por causa da obrigatoriedade da entrega de informações pelas entidades para fins de fiscalização. Outro impacto na contabilidade é que com a DEFIS. As empresas sentem a necessidade de se adequarem ao uso de novas ferramentas. Como sistemas informatizados e como o próprio programa por onde é enviada a declaração.

Gostou? Então utilize os serviços do e-Diário para fazer publicações de artigos no Diário Oficial da União.

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais