Veja O Que É Informação Oficial e Como Fazê-la

Veja O Que É Informação Oficial e Como Fazê-la
12/05/2019

Existem alguns detalhes que você deve se atentar na hora de escrever um ofício. Nessa lista elaborada pelo portal e-Diário estão os pontos mais importantes para entender o que é informação oficial e como fazer uma corretamente.

O que é informação oficial?

Alguns dados precisam ser lançados para conhecimento público, como a ata de assembléia, edital de convocação, aviso de licitação, comunicado, entre outras coisas. Esses são os documentos que conformam o que é informação oficial.

Como fazer uma informação oficial bem escrita

Agora que sabe o que é informação oficial, é preciso saber forma escrita é extremamente importante para alcançar um bom entendimento do seu texo. Isso significa que você deve se atentar a norma gramatical e também entender o tom que se deve assumir de acordo com cada documento. Portanto, veja só alguns pontos importantes para que este texto seja bem redigido.

Identificações oficiais

É preciso se atentar aos nomes e assinaturas oficiais, sempre lembrando de acrescentar os CPF de pessoas físicas e CNPJ para pessoas jurídicas (empresas), razão social. Além disso, tome cuidado para não errar a escrita de sobrenomes e dados como RG, nacionalidade, profissão, endereço ou telefone.

Formas de tratamento

Na hora de fazer um ofício é preciso ter uma linguagem formal, por isso é indicado que se aposte em formas de tratamento como senhor, senhora, senhorita, excelentíssimo etc. Busque adequar o pronome de tratamento de acordo com situação, cargo do destinatário e finalidade do documento.

Assinatura

Além de se atentar a estrutura não se deve esquecer de adicionar um campo ao final do texto com lugar para assinatura e nome. Nunca deve se colocar apenas espaço para assinar, embaixo precisa constar o nome completo e legível da pessoa.

Papel timbrado

Ao aprender como fazer uma informação oficial também é importante se atentar ao papel e carimbo da empresa, em caso de pessoa jurídica. Sempre busque usar um papel timbrado ou com marca d’água e carimbo com CNPJ de referência.

Publique de maneira correta

Em alguns casos pode ser necessário a publicação da sua informação no Diário Oficial do seu estado. Para isso será preciso um serviço especializado em publicação, para auxiliar e facilitar as coisas.

Gostou de saber o que é informação oficial? Então siga as nossas dicas de redação administrativa e aproveite para conferir quais são os artigos de publicação oficial no DOU (Diário Oficial da União).

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais