Veja o Jeito Certo de Como Fazer Uma Informação Oficial

Veja o Jeito Certo de Como Fazer Uma Informação Oficial
27/02/2018

Existem alguns detalhes que você deve se atentar na hora de escrever um ofício. Nessa lista estão os pontos mais importantes para entender como fazer uma informação oficial corretamente.

Como fazer uma informação oficial bem escrita

A forma escrita é extremamente importante para alcançar uma boa escrita no seu documento oficial, isso significa que você deve se atentar a norma gramatical e também entender o tom que se deve assumir de acordo com cada documento, seja uma ata de assembléia, edital de convocação, aviso de licitação, comunicado etc.

Identificações oficiais

É preciso se atentar aos nomes e assinaturas oficiais, sempre lembrando de acrescentar os CPF de pessoas físicas e CNPJ para pessoas jurídicas (empresas), razão social. Além disso, tome cuidado para não errar a escrita de sobrenomes e dados como RG, nacionalidade, profissão, endereço ou telefone.

Formas de tratamento

Na hora de fazer um ofício é preciso ter uma linguagem formal, por isso é indicado que se aposte em formas de tratamento como senhor, senhora, senhorita, excelentíssimo etc. Busque adequar o pronome de tratamento de acordo com situação, cargo do destinatário e finalidade do documento.

Assinatura

Além de se atentar a estrutura não se deve esquecer de adicionar um campo ao final do texto com lugar para assinatura e nome. Nunca deve se colocar apenas espaço para assinar, embaixo precisa constar o nome completo e legível da pessoa.

Papel timbrado

Ao aprender como fazer uma informação oficial também é importante se atentar ao papel e carimbo da empresa, em caso de pessoa jurídica. Sempre busque usar um papel timbrado ou com marca d’água e carimbo com CNPJ de referência.

Publique de maneira correta

Em alguns casos pode ser necessário a publicação da sua informação no Diário Oficial do seu estado. Para isso será preciso um serviço especializado em publicação, para auxiliar e facilitar as coisas.

Siga as nossas dicas de redação administrativa e aproveite para conferir quais são os artigos de publicação oficial no DOU (Diário Oficial da União).

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais