Sua Contabilidade Rural Está Errada! Descubra o porquê

Sua Contabilidade Rural Está Errada! Descubra o porquê
02/10/2019

A contabilidade rural é um ramo de atividade voltado ao setor agrícola, agropecuário, agroindustrial e zootécnico. Existem algumas particularidades ligadas ao setor, por isso ele se diferencia da contabilidade tradicional. Será que você conhece quais são? 

Descubra no artigo porque, talvez, a sua possa estar errada! 

Por que a contabilidade rural é diferente? 

O principal objetivo da contabilidade rural é focar no patrimônio rural. Assim como a contabilidade tradicional, atua nos estudos e análises de caixa, entrada e saída de lucro, entre outros. Porém, questões ligadas aos produtos utilizados nas atividades rurais, como terra, equipamentos, fertilizantes e sementes, também se encontram na análise. 

É importante saber quais são os setores de mercado que se enquadram neste tipo de contabilidade. São eles:

  • agricultura;
  • pecuária;
  • cultivo de florestas;
  • extração e exploração vegetal e animal;
  • venda de rebanhos;
  • atividades zootécnicas;
  • transformação de produtos oriundos em atividade rural.

O setor se baseia nos princípios fundamentais da contabilidade e das normas brasileiras. Além disso, o Código Civil Brasileiro regula parte das normas vinculadas à atividade rural, assim como o Estatuto da Terra, a Lei da Política Agrícola e outros. 

As principais diferenças da contabilidade rural estão em relação aos:

Registros contábeis

Assim como em toda contabilidade empresarial, todos os custos devem ser analisados. Na rural não é diferente. Porém, a diferença se encontra nos componentes considerados patrimoniais, que são analisados da seguinte forma:

  • nascimento de animais: a quantidade de animais que nascem são calculados a partir da divisão dos custos acumulados;
  • estoque de animais: o estoque deve ser avaliado de acordo com a idade e com a qualidade de cada animal independentemente do seu porte ou espécie;
  • custo de animais: o custo varia de acordo com o desenvolvimento do animal. Ou seja, muda conforme a fase que ele se encontra.

Ativo circulante

No ativo circulante — produtos que podem ser convertidos em dinheiro a curto prazo — todos os animais para reprodução, produção de derivados ou similares, devem estar presente nas contas do estoque. 

Despesa Operacional

Os animais que morrem também devem ser lançados na análise contábil. Dessa forma, eles categorizam a despesa operacional. 

Ativo permanente imobilizado

O ativo permanente imobilizado trata os custos que trarão benefícios, em longo prazo, em mais de um exercício.

Gostou de saber sobre a contabilidade rural? Existem outros pontos que se diferencial, mas abordamos os mais importantes aqui no artigo do E-Diário. Para continuar acompanhando conteúdos assim, fique por dentro de todas as matérias!

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais