PIX — Como O Novo Sistema Impacta A Contabilidade

PIX — Como O Novo Sistema Impacta A Contabilidade
19/11/2020

O novo sistema de pagamentos e transferências imediatos e instantâneos, conhecido como PIX, desenvolvido pelo banco central, entrou em vigor no último dia 16 de Novembro de 2020. 

Entre os maiores benefícios que é oferecido, está a redução de despesas com operações bancárias, principalmente as feitas por meio de TEDs E DOCs. Além disso, o objetivo é permitir que as movimentações sejam feitas mais rápidas, sendo que a proposta é não ultrapassar mais de 10 segundos até a confirmação do pagamento e estar disponível 24h por sete dias na semana.

Mas, você já imaginou como esse sistema pode afetar a contabilidade? Veja abaixo.

PIX — qual o seu impacto na contabilidade?

Para os contadores que são responsáveis por toda parte contábil de empresas e pessoas físicas, é fundamental estar ciente das mudanças ocasionadas pela introdução do PIX. Veja a seguir.

Diminuição de transações tradicionais

Para os profissionais de contabilidade, com o surgimento do PIX no mercado, práticas bancários com TED, DOC e pagamentos de boletos serão pouco usados e, até mesmo, podem deixar de existir em um determinado momento.

Com essa grande inovação, será necessário adequar os sistemas contábeis para interagir diretamente com o PIX, para otimizar o tempo e reduzir os custos.

Criação de Fintechs

Você sabe o que é Fintechs? São startups ou empresas que desenvolvem produtos financeiros totalmente digitais, como a utilização de aplicativos de contabilidade que ajudam a agilizar a sua gestão.

Com a criação do sistema PIX, as empresas de contabilidade poderão criar as suas próprias fintechs para terceirizar os serviços burocráticos.

Queda no uso de cartões de débito

O  PIX provocará uma queda no uso de cartões de débito, visto que o pagamento passa a ser feito apenas com um código de identificação, onde são divididos em dois tipos, sendo estático e dinâmico.

O código estático pode ser utilizado em diversas transações da mesma espécie, definindo o valor de um produto ou de um valor pago pelo pagador. Já o dinâmico é mais indicado para compras, pois pode apresentar diferentes informações a cada transação.

Entendeu qual a importância do PIX e como ele irá afetar a contabilidade? Continue acompanhando nossas matérias no E-diário Oficial para mais novidades.

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais