PIX — Como O Novo Sistema Impacta A Contabilidade

PIX — Como O Novo Sistema Impacta A Contabilidade
19/11/2020

O novo sistema de pagamentos e transferências imediatos e instantâneos, conhecido como PIX, desenvolvido pelo banco central, entrou em vigor no último dia 16 de Novembro de 2020. 

Entre os maiores benefícios que é oferecido, está a redução de despesas com operações bancárias, principalmente as feitas por meio de TEDs E DOCs. Além disso, o objetivo é permitir que as movimentações sejam feitas mais rápidas, sendo que a proposta é não ultrapassar mais de 10 segundos até a confirmação do pagamento e estar disponível 24h por sete dias na semana.

Mas, você já imaginou como esse sistema pode afetar a contabilidade? Veja abaixo.

PIX — qual o seu impacto na contabilidade?

Sabemos que os contadores têm grande responsabilidade ao lidar com os números dos seus clientes, sendo eles pessoas físicas ou jurídicas. Sendo assim, iremos te mostrar quais são os principais impactos causados na rotina desses profissionais com a criação do PIX. 

Diminuição de transações tradicionais

Para especialistas em ciências contábeis, com esse novo lançamento, modalidades como o pagamento em espécie, TEDs, DOCs, boletos e guias de arrecadação podem se tornar obsoletas. 

Com isso, prevendo a grande eficiência operacional, os contadores e empresas contábeis precisaram adequar os seus sistemas para que possam interagir diretamente com o PIX. Menor custo de operações e maior rapidez na execução será uma das possibilidades. 

Criação de Fintechs

As empresas de contabilidade poderão criar suas próprias fintechs e atuar como intermediárias nas transações de seus clientes, sem que estes necessitem lidar diretamente com todas as burocracias bancárias. 

Fintechs são startups ou empresas que desenvolvem produtos financeiros totalmente digitais, nas quais o uso da tecnologia é o principal diferencial em relação às empresas tradicionais do setor, como a utilização de aplicativos de contabilidade que ajudam a agilizar a sua gestão.

Queda no uso de cartões de débito

O  PIX provocará uma queda no uso de cartões de débito, visto que o pagamento passa a ser feito apenas com um código de identificação, onde são divididos em dois tipos, sendo estático e dinâmico.

O código estático pode ser utilizado em diversas transações da mesma espécie, definindo o valor de um produto ou de um valor pago pelo pagador. Já o dinâmico é mais indicado para compras, pois pode apresentar diferentes informações a cada transação.

Entendeu qual a importância do PIX e como ele irá afetar a contabilidade? Continue acompanhando nossas matérias no E-diário Oficial para mais novidades.

 

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais