O Que o Investidor Precisa Saber Sobre o Diário Oficial da União

O Que o Investidor Precisa Saber Sobre o Diário Oficial da União
18/07/2018

O Diário Oficial da União é um jornal em que são veiculados comunicados sobre balanços patrimoniais, assembleias, avisos de compra e venda de ações, leilão, abandono de emprego, entre outros. Ele tem como objetivo divulgar informações importantes e de interesse público, bem como formalizar alguns atos relevantes.

Acompanhar as publicações no jornal ajuda a entender o que está acontecendo nas empresas e nos órgãos públicos. Para um investidor, por exemplo, o Diário Oficial da União é bem importante.

Entenda agora o porquê e o que um investidor precisa saber sobre o Diário Oficial da União.

Publicações no Diário Oficial e sua importância para o investidor

Acompanhar o Diário Oficial é importante para o investidor, pois lá é possível saber o que está acontecendo nas empresas, com relação aos investimentos, lucros, despesas e outros aspectos que englobam o cenário empresarial.

Por exemplo, algumas publicações obrigatórias no DOU para empresas privadas oferecem informações relevantes de uma instituição, dados importantes para um investidor. São elas:

  • editais de convocação para assembleias, assim como suas constituições, atas e demais documentos;
  • notícias de licitações de concorrências públicas;
  • aviso de extravio de documentos;
  • avisos de leilões e CETESB;
  • convocações e notícias para acionistas de S.A, assim como avisos de compra e venda das mesmas.

Por que o Diário Oficial é importante para um investidor?

Quem aplicar seu dinheiro em uma empresa pode acompanhar o andamento dela pelo DOU Diário Oficial da União. Assim, por meio do diário oficial, o investidor consegue saber melhor o que se passa na instituição, como estão as contas, se seu investimento está sendo arriscado ou não etc.

Para aqueles que optam por investimentos em Sociedades Anônimas, ler o Diário Oficial é ainda mais importante, pois o investidor poderá entender se o seu dinheiro está sendo aplicado corretamente.

Ao investir nessas companhias, não é fácil acompanhar efetivamente tudo o que a empresa faz. Lendo o Diário Oficial, o investidor consegue ter uma visão geral das ações da empresa, analisar seu quadro e como estão os lucros e prejuízos da sociedade anônima (informados pela bolsa de valores).

O ideal é que o investidor leia o Diário Oficial da União todos os dias, tendo isso como um costume em sua rotina.

Agora que você já sabe quais são as publicações oficiais para empresas e por qual motivo você precisa acompanhá-las, confira também como fazer uma publicação oficial no Diário Oficial da União e continue ligado em nosso blog para saber mais.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais