O que é Profissional Liberal e qual a Diferença para um Autônomo?

O que é Profissional Liberal e qual a Diferença para um Autônomo?
08/06/2018

Algumas pessoas usam os termos “autônomo” e “liberal” como sinônimos, porém estes profissionais possuem divergências em suas atividades e definições. Entenda mais sobre o que é profissional liberal e autônomo neste artigo.

O que é profissional liberal?

O profissional liberal é aquele que possui vínculo empregatício. Ou seja, ele deve possuir, obrigatoriamente, nível universitário técnico e registro em uma ordem ou conselho. Além disso, atua com carteira assinada, paga anualmente contribuições e pode se vincular a um sindicato de categoria. Porém, o liberal pode trabalhar com autonomia, um exemplo disto:

Um advogado que tenha o próprio escritório, trabalha por conta própria, logo atua com autonomia. Entretanto, não deixe de integrar a categoria de profissional liberal, já que possui formação, representação sindical e deve declarar anualmente a DARF.

O que é profissional autônomo?

Esse tipo de profissional autônomo é aquele que atua independente de qualquer superior. Ele possui “independência financeira” para gerir a sua profissão. Não possui carteira assinada e pode ter ou não qualificação e formação profissional.

Quais as diferenças na previdência social?

Você sabe o que é profissional liberal contribuição para a previdência, realizada através do recolhido do INSS, é fundamental para os cidadãos brasileiros. É com esta ação que o trabalhador consegue se aposentar de forma segura. 

A diferença na forma de contribuição ocorre nestas categorias, pois o funcionário liberal que atua para terceiros através da CLT, recebe seu desconto automaticamente, fica a cargo da empresa. Porém, para aqueles que trabalham por conta própria, a contribuição deve ser realizada de acordo com a faixa de ganhos, de forma independente.

É melhor ser profissional autônomo ou liberal?

Agora que você já sabe o que é profissional liberal e autônomo, pode estar se perguntando qual é a melhor escolha. A verdade é que esta resposta é baseada no que você pretende para sua carreira profissional. Se o seu desejo é comandar o próprio negócio e já possui alguma formação, ser um profissional liberal com autonomia é uma ótima escolha. Para os que sonham em crescer dentro de uma empresa , a CLT ainda é a melhor opção. Se você não possui formação, porém tem perfil empreender continue como autônomo, aderir as categorias de MEI (microempreendedor individual) é uma ótima decisão.

Gostou de aprender mais sobre o que é profissional liberal e autônomo? Continue acompanhando as postagens do E-diário Oficial!

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais