O Que É Capital De Terceiros No Balanço Patrimonial?

O Que É Capital De Terceiros No Balanço Patrimonial?
26/08/2021

Você não sabe o que é capital de terceiros no balanço patrimonial realizado no final do mês? Não se preocupe, neste artigo você encontrará todas as características e as vantagens e desvantagens desse recurso. 

O capital de terceiros é um tipo de empréstimo ou financiamento solicitado por uma empresa, que necessita de recursos para financiar as suas atividades ou alguma compra de um alto valor que não pode ser deixado de lado. 

Conheça mais detalhes a seguir!

O que é capital de terceiros no balanço patrimonial?

Entender o que é capital de terceiros no balanço patrimonial é muito importante não só para não ter problemas financeiros futuros, mas também para não ficar com o nome sujo na praça. 

Sendo assim, o capital de terceiros é um recurso disponibilizado por entidades externas para financiar alguma atividade, produto ou serviço que a sua empresa não possui dinheiro suficiente para pagar. 

Esse valor vem por meio de financiamento ou empréstimo e precisa ser devolvido dentro do prazo para não correr o risco de pagar multas ou taxas de juros, evitando uma possível negativação. 

O capital de terceiros pode ser solicitado por meio de bancos, corretoras de financiamentos e debêntures, um título de dívida emitido por empresas que oferecem direito de crédito ao investidor. 

Vantagens e desvantagens do capital de terceiros

Como todos os tipos de financiamentos e empréstimos, existem vantagens e desvantagens na sua aquisição, tanto para a saúde financeira da empresa, quanto para as atividades futuras da corporação. 

Confira as vantagens do capital de terceiros:

  • poderá aumentar a expansão e lucratividade do seu negócio;
  • os juros são menores do que em outros tipos de empréstimos e financiamentos;
  • o prazo de pagamento, normalmente, é mais longo, em alguns casos com mais de dez anos;
  • permite financiar projetos importantes para a empresa, que ainda não tinha saído do papel.

Já entre as principais desvantagens estão:

  • o valor do juros pode ser muito alto se utilizado por muito tempo e sem controle;
  • sem planejamento e o uso constante desse financiamento, poderá prejudicar a sua empresa ou até mesmo levar à falência;
  • independente se a atividade realizada com o recurso tenha dado certo ou não, esse valor precisa ser devolvido integralmente. 

Agora que você já sabe o que é capital de terceiros no balanço patrimonial, acesse o site do E-diário Oficial.  Por meio do clipping automático, ele avisa quando surgem temas e termos que possam interessar. Veja como funciona!

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais