Novo Acordo Ortográfico Torna-se Obrigatório: Saiba o que Muda com essa Decisão

Novo Acordo Ortográfico Torna-se Obrigatório: Saiba o que Muda com essa Decisão
26/01/2016

Em uso no Brasil desde 2009, as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa tornaram-se obrigatórias neste ano. Até então, as palavras poderiam ser grafadas segundo as duas ortografias. Com isso, o país torna-se o terceiro a oficializar o tratado firmado com os outros Estados que compõem a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O que muda com obrigatoriedade

Embora o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa só tenha se tornado obrigatório esse ano, as regras já eram utilizadas por veículos de comunicação, publicações oficiais do governo, livros e material didático. Com isso, a única grande mudança é em relação aos concursos e provas em geral. Como haviam duas ortografias, as bancas examinadoras aceitavam as duas formas, o que não acontecerá mais.

Situação nos outros países

Além do Brasil, Portugal e Cabo Verde já oficializaram as regras do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Além dos três, apenas São Tomé e Príncipe já ratificou o tratado, sendo usado em documentos oficiais desde janeiro de 2012. Devido a instabilidade política e outros problemas, os outros quatro países que compõem a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) ainda estão em estado de transição. A CPLP é composta por Brasil, Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Angola, Guiné Equatorial e Timor-Leste.

Objetivo do Acordo Ortográfico

Com a unificação das ortografias, a CPLP tem como principal objetivo facilitar e intensificar o intercâmbio científico e cultural entre os membros. Com o Acordo Ortográfico, os livros escritos em todos os países participantes serão publicados segunda as novas regras, estimulando a apreciação e expansão da literatura de língua portuguesa.

E-diário Oficial

Somos o seu veículo para publicação de material no Diário Oficial da União. Nós resolvemos toda a burocracia, simplificando o processo para que você possa ter seu problema resolvido em menor tempo possível. Saiba como fazer publicações oficiais no DOU clicando aqui

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais