Balanço Patrimonial Ativo: Entenda o Que é!

Balanço Patrimonial Ativo: Entenda o Que é!
23/02/2018

Você já ouviu falar sobre balanço patrimonial ativo? Como o próprio nome faz entender, ele faz parte das contas patrimoniais e compõem os Bens e Direitos das empresas como um todo. Esse termo diz respeito a um conjunto de recursos financeiros e econômicos da organização.

 

Toda vez que o balanço patrimonial for desenvolvido, essas especificações devem conter no documento. Afinal é extremamente importante para a saúde financeira da instituição, porque com o controle dos investimentos e do patrimônio líquido, é possível se antecipar a novas ações e manter o caixa sob controle.

 

Tudo o que você precisa saber sobre o balanço patrimonial ativo

 

Essa é a parte do balanço patrimonial vista como positiva. Afinal, é a área que detalha onde foram aplicados os recursos que a empresa dispõe. Todos eles, é claro, tem como objetivo o resultado em lucros para o negócio.

 

Para detalhá-lo de forma correta no documento, é necessário organizá-lo em ordem decrescente do grau de liquidez, desde que atenda quatro critérios:

 

  • conceber bens ou direitos para a instituição;
  • ser monetariamente mensurável;
  • promover benefícios para a empresa
  • ser de propriedade ou controle da sociedade.

O balanço patrimonial ativo compreende duas vertentes: ativo circulante e não circulante.

 

O circulante diz respeito, basicamente, ao que está em circulação constante, as contas que precisam de liquidez imediata, como estoque, contas no banco, com clientes, organização do caixa. Por outro lado, os ativos não circulantes envolvem as contas que não têm tanta circulação, como as de longo prazo, como terrenos, imóveis, participação societária, softwares, entre outros.

 

Com tantas denominações que devem ser preenchidas nesse documento, podemos considerá-lo complicado. Mas, na prática, você vai perceber que é apenas um conjunto de informações essenciais que deve constar em uma demonstração de bens e direitos patrimoniais.

 

Agora que você já sabe o que é balanço patrimonial ativo, tem mais clareza de como detalhar essa parte do documento. Continue acompanhando o E-Diário e saiba mais sobre como cuidar da saúde financeira da sua empresa!

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais