Descubra Como a Organização da Mesa de Trabalho Pode te Ajudar

Descubra Como a Organização da Mesa de Trabalho Pode te Ajudar
24/05/2018

Manter o local de trabalho organizado é fundamental para manter a produtividade e eficiência das atividades rotineiras. No entanto, algumas pessoas acabam perdendo tempo devido a bagunça e objetos que ficam acumulados no espaço. Por mais que digam ” eu me encontro na minha bagunça”, em alguns momentos fica difícil encontrar algo importante de forma rápida, fato que faz com que tempo seja perdido. Diante dessa realidade, é importante manter a organização da mesa de trabalho.

 

Neste artigo, separamos algumas dicas para que organize seu espaço e observe ótimas melhorias em sua produtividade. Confira!

 

Dicas para manter a organização da mesa de trabalho

 

Sua mesa vive cheia de papéis e objetos que não são sempre utilizados? Você tem dificuldade para encontrar arquivos de forma rápida? Então pode ter certeza que a desordem do seu espaço de trabalho está trazendo problemas para seu rendimento. Algumas atitudes simples podem ajudar a dar adeus para bagunça, são elas: 

 

Faça uma limpeza geral

 

É comum que muitos papéis e objetos que não são diariamente utilizados, fiquem na mesa de trabalho e acabam amontando o espaço. Para resolver o problema, primeiramente, faça uma seleção e deixe na mesa apenas os itens essenciais e utilizados constantemente. Por exemplo, use um organizador e coloque algumas canetas, alguns materiais de escritório, como clips, elásticos e um pequeno bloco de papel para anotações rápidas. 

 

Guarde em compartimentos tudo o que não é utilizado diariamente e jogue fora itens que não precisam mais ser guardados ou papéis desnecessários. Assim, seu espaço irá ficar mais limpo e agradável. 

 

Categorize os objetos

 

Após realizar a seleção dos itens que ficaram expostos no seu espaço, a próxima dica para manter a organização da mesa de trabalho é realizar a categorização de todos os objetos e arquivos. Ao separá-los e classificá-los, será mais fácil encontrar um documento importante na hora da pressa. Por exemplo, separe uma pasta para cada tipo de arquivo. Separe um compartimento para guarda apenas materiais de escritórios e assim por diante. Com essa estratégia as atividades rotineiras serão feitas com mais eficiência, pois não será perdido tempo para realizá-las. 

 

Crie uma rotina fixa de organização

 

Para manter o seu espaço de trabalho organizado, tente manter uma rotina de atividades diárias, que envolvem a limpeza e arrumação da sua mesa, assim que você chegar e ao fim do expediente. Ao fim do dia, experimente organizar as atividades que deverão ser feitas no próximo dia, guarde objetos no compartimento adequado e tente deixar o espaço de trabalho livre para o próximo dia. 

 

Caso costume realizar lanches rápidos na mesa, não esqueça de limpar e retirar qualquer resíduo de alimento que tenha caído no local. 

 

Gostou das nossas dicas de organização da mesa de trabalho? Você costuma ser mais organizado ou se perde na bagunça? Comente e compartilhe! Aproveite e confira matérias no E-diário Oficial

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais