Contratação — 5 Dicas Para Ações Durante a Seleção

Contratação — 5 Dicas Para Ações Durante a Seleção
28/06/2019

A contratação de colaboradores eficientes parece ser uma tarefa difícil para você? Existem algumas estratégias, que quando bem feitas, podem ajudar uma empresa a não errar em contratar um candidato. Vamos conhecê-las no artigo do E-Diário? Confira e anote-as!

Dicas para a contratação de colaboradores 

Alguns obstáculos podem dificultar a contratação correta de colaboradores, como por exemplo, a falta de tempo para se dedicar às entrevistas, a ausência de um departamento especializado para recrutamento e pouco recurso financeiro destinado à demanda. 

Porém, algumas dicas podem ajudar na contratação assertiva dos colaboradores. Veja algumas:

Defina um perfil de candidato

Traçar o perfil ideal de candidato é muito importante para uma contratação eficiente. Quais são os pontos que você considera importante para executar as tarefas destinadas na sua empresa? Entre elas, você pode optar por profissionais criativos, organizados, com habilidades de raciocínio lógico, entre outros. 

Lembre-se de fazer uma descrição da vaga no site ou onde for publicá-la. Para assim, somente profissionais com as competências necessárias se candidatarem ao processo seletivo.

Não se limite na procura

Bons profissionais podem ser encontrados de diferentes formas. Hoje em dia, até mesmo nas redes sociais é possível encontrar pessoas com o perfil desejado. Sites como o Vagas.com, Indeed e LinkedIn, podem ser uma boa alternativa. 

Tire dúvidas

Antes de convidar os candidatos para uma entrevista, por que não esclarecer alguns pontos ou dúvidas? É válido confirmar ano de conclusão, cursos extras e tudo aquilo que achar necessário. Algumas pessoas montam um “currículo fake” só para chamar atenção. Atente-se!

Analise as redes sociais

Verificar as redes sociais antes da entrevista e contratação pode revelar informações importantes. De acordo com o site de empregos americano CareerBuilder, dos recrutadores que têm esse cuidado, 49% encontraram informações que levaram a desistir da contratação. Os motivos são variados, desde fotos inapropriadas até comentários descriminatórios. 

Tenha paciência

O processo de contratação não é fácil e requer tempo. Não se desespere em preencher uma vaga e depois se arrepender. Leve o tempo que precisar para encontrar colaboradores com o perfil correto que você tanto procura. 

Gostou dessa matéria do E-Diário Oficial? Que tal compartilhar e comentar com sua rede de amigos? Para mais assuntos assim, continue acompanhando o nosso site!

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais