Contabilidade Ambiental: Entenda seus Benefícios

Contabilidade Ambiental: Entenda seus Benefícios
30/05/2017

Preservar o meio ambiente é uma responsabilidade de todos. Isso pode ser feito individualmente, por grupos, instituições e, inclusive, por empresas, que têm buscado cada vez mais o desenvolvimento de ações sustentáveis ligadas à sua marca. Mas, esse olhar cuidadoso em prol do meio ambiente não acaba por aí e, atualmente, atinge até mesmo os contadores, por meio da contabilidade ambiental.

Ao ouvir esse termo pela primeira vez, é comum questionar o que essa tal de contabilidade ambiental faz e até duvidar se é possível contabilizar a preservação dos recursos naturais. Porém, ao se informar mais sobre o assunto, logo percebe-se o quanto essa atividade faz sentido. Veja:

Afinal, o que é contabilidade ambiental?

Ao passo que a contabilidade comum controla números, bens patrimoniais e os recursos financeiros de uma empresa, elaborando documentos como a DRE – Demonstração do Resultado do Exercício, e até mesmo o famoso balanço patrimonial, a contabilidade ambiental também faz isso, mas focando nas informações e dados que estão diretamente ligados ao meio ambiente.

Ou seja, a contabilidade ambiental faz o levantamento e contabiliza as ações empresariais que afetam a natureza, o que seria o equivalente às dívidas empresariais com o meio ambiente, bem como tudo aquilo que a beneficia, que a preserva ou que contribui com o seu crescimento, o que — na contabilidade tradicional — poderia ser visto como investimento ou até como recebíveis.

Aliás, vale citar que, tudo isso, como já era de se esperar, é registrado monetariamente.

Quais os benefícios de adotá-la?

Para as empresas que adotam a contabilidade ambiental, os benefícios obtidos podem ser enquadrados em uma via de mão dupla:

Em primeiro lugar, classificada como a maior vantagem, certamente está a preservação dos recursos naturais que, todos sabem, são findáveis. Diante disso, quando a contabilidade ambiental encontra valores para representar as ações sustentáveis, é possível enxergar, em inúmeros, exatamente como aquela empresa está prejudicando a natureza e, assim, trabalhar para reverter o caso. Isso, para a saúde e o futuro do planeta Terra, é incalculável.

Além disso, a implementação da contabilidade ambiental configura também o campo da construção de imagem empresarial que se preocupa com o meio ambiente. Nisso, entra a admiração de funcionários, clientes e até de importantes parceiros que combatem a produção de bens e serviços a qualquer custo, e ainda agrega uma vantagem consideravelmente alta na hora de negociar ações ou mesmo a venda da empresa.

Por que oferecer a contabilidade ambiental para clientes?

Para quem trabalha em escritórios de contabilidade, cabe mencionar que, oferecer a contabilidade ambiental para os clientes é mais do que oferecer um outro tipo de serviço. É assumir uma responsabilidade perante a sociedade, de conscientizar as empresas do quanto suas ações e produções podem afetar ou contribuir com o meio ambiente e com o bem-estar futuro de todos.

Mesmo para uma profissão que está tão ligada aos números, conseguir oferecer uma administração que beneficia a natureza, valorizando os bens patrimoniais ambientais, é incalculavelmente gratificante e até rentável, tanto para os escritórios de contabilidade, quanto para as empresas que adotam esse cuidado.

Agora que já entende e sabe quais as vantagens da contabilidade ambiental, continue navegando no E-Diário e encontre muitos outros benefícios ligados à área contábil, como, por exemplo, a publicação do balanço ambiental no Diário Oficial da União. Acesse nossas matérias e descubra muito mais!

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Comentários:

  1. Umberto Sena disse:

    Conteudos interesantes.

  2. Danielle Fidelis disse:

    Vale a pena ler.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais