Consulta de CNPJ: As Formas de Fazê-la Corretamente

Consulta de CNPJ: As Formas de Fazê-la Corretamente
01/10/2020

A consulta de CNPJ é muito útil para empresas que querem ter acesso a seu histórico e relatórios, assim como possíveis pendências fiscais e financeiras. Para companhias que trabalham com serviços prestados, essa consulta se faz ainda mais necessária. Isso porque verificar se um cliente tem certo histórico de inadimplência pode evitar transtornos.

De forma resumida, a verificação do CNPJ é uma maneira de ver toda a situação cadastral de uma companhia na Receita Federal, suas dívidas e outras pendências. Essa pesquisa pode ser feita de mais de uma forma e falaremos mais delas a seguir. Confira!

Consulta de CNPJ na Receita Federal

Verificar a situação de um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica na Receita Federal é bem simples. Basta acessar o portal da Receita, ir em “Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral” e digitar o número do CNPJ no campo. Em seguida, já aparecerá o comprovante de inscrição da empresa, assim como sua situação cadastral.

O site irá dizer se a empresa está ativa, inativa, cancelada ou baixada. Informações úteis para negócios que desejam verificar o status de seu possível cliente.

Consulta de CNPJ no Portal do Empreendedor

O Portal do Empreendedor é um site do Governo Federal que foca em microempresas. Mesmo apresentando um relatório sobre um certo CNPJ, as informações do site não costumam ser completas o suficiente para que a empresa tome alguma decisão sobre negociar ou não com outra companhia.

Isso porque o portal oferece apenas informações sobre CNPJs cancelados. Se estiver ativo ou a empresa não for classificada como MEI, nada será informado.

Verificação de CNPJ por consultoras de crédito

Existem empresas que fornecem serviços especiais de consulta de CNPJ, personalizados para a necessidade de cada um. Ao contratar um pacote de consulta, é possível saber todas as dívidas, negativações, participações societárias, ações judiciais e outras informações úteis para empresas.

Escolher entre opções gratuitas ou não é uma tomada de decisão baseada nas necessidades de cada empresa. Sites de órgãos governamentais podem oferecer relatórios incompletos para alguns, mas, em outras vezes, podem ser apenas essas informações que a empresa necessita.

Agora que você já sabe mais sobre os meios de verificar um CNPJ, leia outros artigos no e-Diário para se manter informado!

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais