CNPJ Baixado — Por Que E Como Dar Baixa Em CNPJ?

CNPJ Baixado — Por Que E Como Dar Baixa Em CNPJ?
09/03/2022

O CNPJ baixado é uma das fases de encerramento de uma empresa, que pode ocorrer por diversos motivos, e constitui uma etapa bastante importante desse tipo de processo.

Entenda os motivos que levam uma empresa a dar baixa do CNPJ e qual o procedimento para que isso ocorra no artigo!

Por que ter um CNPJ baixado?

Existem situações para uma empresa que exigem que ela busque ter o CNPJ baixado. Essa solicitação deve ser feita, seja para matriz ou filial, até o 5º dia útil do segundo mês subsequente à ocorrência de certos eventos de extinção:

  • encerramento da liquidação judicial ou extrajudicial;
  • conclusão do processo de falência;
  • incorporação, fusão ou cisão total;
  • elevação de filial à condição de matriz.

Em todos esses casos, é necessário solicitar a baixa do CNPJ. Quando concedida, a Receita Federal do Brasil (RFB) disponibiliza a Certidão de Baixa de Inscrição no CNPJ em sua página da internet.

Seus efeitos começam a partir da data da extinção da entidade no órgão de registro.

Como solicitar a baixa no CNPJ?

A baixa no CNPJ é o último passo para o encerramento de uma empresa. Portanto, para realizá-lo, é preciso que todos as outras etapas já tenham sido devidamente cumpridas:

  1. para todas as empresas que contam com sócios, é preciso realizar o distrato social, que desfaz o contrato social e oficializa o encerramento do negócio;
  2. é preciso que quaisquer valores vinculados ao FGTS para recolhimento sejam pagos na Caixa Econômica Federal. Se não houver pendências, basta receber o Certificado de Regularidade ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (CRF);
  3. realizar a baixa na prefeitura e no estado, com todas as informações sobre os impostos pagos nos âmbitos municipal e estadual;
  4. obter a Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União, para estar regularizado junto ao Governo Federal sobre os tributos federais;
  5. protocolar na Junta Comercial a solicitação de arquivamento de atos de extinção da pessoa jurídica ou da sociedade empresária.

Somente com tudo isso realizado é possível pedir a baixa no CNPJ, que conta com um processo simples: o programa Coletor Nacional de Dados, da RFB, gera a solicitação de cancelamento do CNPJ e o Documento Básico de Entrada (DBE), que deverá ser assinado e entregue no local que o sistema indicar.

Para que esse processo tenha sucesso e ocorra de maneira tranquila, é preciso estar muito atento à situação financeira da sua empresa. Somente assim é possível estar a par de todas as pendências de impostos e outras documentações exigidas para o CNPJ baixado.

Por isso, entenda mais sobre o balanço patrimonial de uma empresa e saiba como fazê-lo!

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais