Patentear uma marca está relacionado com a propriedade temporária por tempo determinado de uma invenção ou novidade criada por você.
Para isso, será necessário solicitar o pedido pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), que será analisado perante a Lei de Propriedade Industrial, podendo validar sua patente em todo território nacional.
Quer saber mais sobre esse assunto? Neste artigo você verá:
- o que é patentear?
- qual a importância da patente?
- passo a passo de como patentear uma marca.
O que é patentear?
No dicionário, o verbo patentear significa tornar evidente e público. Ou seja, o objetivo de patentear algo, neste caso, uma marca, quer dizer que você deseja mostrar para as pessoas que aquela invenção foi sua, garantindo que ela não seja copiada.
Para regulamentar a sua patente, é fundamental realizar o registro pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), onde a solicitação será devidamente verificada pelos órgãos competentes, sendo validada no nome da sua empresa.
Existem três tipos de patentes regulamentadas pelo INPI. São elas:
- Patente de Invenção (PI): produtos ou processos que foram inventados;
- Patente de Modelo de Utilidade (MU): objeto de uso industrial que apresente uma nova forma de uso, que resulte em melhorias funcionais;
- Certificado de Adição de Invenção (C): aperfeiçoamento do produto ou objeto inventado.
Qual a importância da patente?
A patente é de extrema importância para uma empresa. Isso porque, ela garante a apropriação da invenção industrial desenvolvida pela sua marca.
O titular da patente possui o direito de impedir que terceiros vendam, usem ou importem seus produtos ou objetos criados sem o seu consentimento, sendo necessário uma licença da empresa para permitir o uso.
Com isso, você fará com que concorrentes busquem outras formas de invenções, impossibilitando a cópias e criações similares.
Passo a passo de como patentear uma marca?
Quer saber como patentear a sua marca? Veja no passo a passo a seguir:
- pesquise se a sua marca já existe, por meio de ferramentas disponibilizadas pelo INPI;
- cadastre-se no INPI, preenchendo os formulários exigidos;
- emita a Guia de Recolhimento da União (GRU) e pague a taxa solicitada diretamente no site;
- faça o pedido enviando os documentos necessários, como conteúdo técnico, relatório descritivo, quadro reivindicatório, listagem de sequência (área de biotecnologia), desenhos (se for o caso) e resumo;
- faça o acompanhamento dos processos no site do INPI e se atente aos e-mails que serão enviados para você.
Gostou de saber como patentear uma marca? Para saber mais sobre esse assunto, leia o artigo: como registrar uma marca e garantir os direitos do seu negócio.