Como Patentear Uma Marca? — Passo A Passo Completo

Como Patentear Uma Marca? — Passo A Passo Completo
14/04/2021

Patentear uma marca está relacionado com a propriedade temporária por tempo determinado de uma invenção ou novidade criada por você. 

Para isso, será necessário solicitar o pedido pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), que será analisado perante a Lei de Propriedade Industrial, podendo validar sua patente em todo território nacional.

Quer saber mais sobre esse assunto? Neste artigo você verá:

  • o que é patentear?
  • qual a importância da patente?
  • passo a passo de como patentear uma marca.

O que é patentear?

No dicionário, o verbo patentear significa tornar evidente e público. Ou seja, o objetivo de patentear algo, neste caso, uma marca, quer dizer que você deseja mostrar para as pessoas que aquela invenção foi sua, garantindo que ela não seja copiada. 

Para regulamentar a sua patente, é fundamental realizar o registro pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), onde a solicitação será devidamente verificada pelos órgãos competentes, sendo validada no nome da sua empresa. 

Existem três tipos de patentes regulamentadas pelo INPI. São elas:

  1. Patente de Invenção (PI): produtos ou processos que foram inventados;
  2. Patente de Modelo de Utilidade (MU): objeto de uso industrial que apresente uma nova forma de uso, que resulte em melhorias funcionais;
  3. Certificado de Adição de Invenção (C): aperfeiçoamento do produto ou objeto inventado. 

Qual a importância da patente?

A patente é de extrema importância para uma empresa. Isso porque, ela garante a apropriação da invenção industrial desenvolvida pela sua marca. 

O titular da patente possui o direito de impedir que terceiros vendam, usem ou importem seus produtos ou objetos criados sem o seu consentimento, sendo necessário uma licença da empresa para permitir o uso. 

Com isso, você fará com que concorrentes busquem outras formas de invenções, impossibilitando a cópias e criações similares. 

Passo a passo de como patentear uma marca?

Quer saber como patentear a sua marca? Veja no passo a passo a seguir:

  1. pesquise se a sua marca já existe, por meio de ferramentas disponibilizadas pelo INPI;
  2. cadastre-se no INPI, preenchendo os formulários exigidos;
  3. emita a Guia de Recolhimento da União (GRU) e pague a taxa solicitada diretamente no site;
  4. faça o pedido enviando os documentos necessários, como conteúdo técnico, relatório descritivo, quadro reivindicatório, listagem de sequência (área de biotecnologia), desenhos (se for o caso) e resumo;
  5. faça o acompanhamento dos processos no site do INPI e se atente aos e-mails que serão enviados para você.

Gostou de saber como patentear uma marca? Para saber mais sobre esse assunto, leia o artigo: como registrar uma marca e garantir os direitos do seu negócio.

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais