Como Fazer Uma Ata de Reunião Nota Dez

Como Fazer Uma Ata de Reunião Nota Dez
10/10/2017

Saber como fazer uma ata de reunião é um dos conhecimentos que a maioria das secretarias precisa ter. Porém, não basta fazer apenas a transcrição do que aconteceu. Como esse documento tem valor jurídico, ele deve ser muito bem elaborado para evitar complicações futuras e garantir a produtividade das reuniões.

Diante disso, confira algumas dicas importantes que vão te ajudar na hora de fazer a próxima ata da sua empresa.

5 dicas de como fazer uma ata de reunião

Embora existam diversos modelos, o segredo para a elaboração de uma ata nota dez está em saber resumir o que aconteceu e em reunir as informações essenciais. Veja quais são elas:

1. Data, localização e horário

Toda ata precisa ter a identificação da data, local, nome da empresa e até o horário de início e fim da reunião. Esses são os dados mais básicos, que devem ser preenchidos o quanto antes, logo no início do documento para evitar esquecimentos ou erros.

2. Identificação da pauta

A identificação da pauta nada mais é do que o tema, ou seja, o propósito da reunião que foi realizada. Essa é, sem dúvidas, uma das informações mais importantes e que deve receber total atenção de quem deseja aprender como fazer uma ata de reunião.

3. Detalhamento da reunião

Depois da identificação da pauta, faça um detalhamento da reunião. É preciso citar em ordem cronológica os principais assuntos discutidos, as votações realizadas, os resultados obtidos e todas as decisões tomadas.

Dessa forma, as atas funcionam como verdadeiros atos oficiais, pois contêm os principais pontos das reuniões e podem ser usadas para consultas futuras a fim de evitar novos questionamentos ou encontros sobre os mesmos temas.

4. Novos compromissos

Durante reuniões e assembleias é comum discutir e acordar datas para novos encontros ou finalizações de processos. Sendo assim, tais informações também devem ser inseridas na ata, como o registro e o lembrete do que foi programado.

5. Lista de presença

Por fim, toda ata também precisa ter a identificação dos participantes, o que inclui nome, cargo, assinatura individual de todos os presentes e a justificativa dos ausentes, que deve ser inserida em documentos mais formais.

Cuidados extras

Se a sua intenção é aprender como fazer uma ata de reunião nota dez, saiba que ela não pode conter a sua opinião, rasuras ou uso de corretivos. Além disso, é importante que os números sejam escritos por extenso e que o documento não contenha abreviaturas.

Sempre que tiver dúvidas, lembre-se: as atas devem ser documentos simples e de fácil compreensão.

Gostou das dicas? Para obter mais informações sobre o assunto e entender qual linguagem deve ser usada nas atas, continue navegando pelo E-Diário e descubra como fazer uma informação oficial sem complicações!

Saiba mais sobre o Dou – Diário Oficial da União!

Comentários:

  1. Ricardo Mello disse:

    Um texto simples, prático e com um conteúdo valioso para quem precisa conviver com elaboração de atas de reunião ou começar a viver esta rotina, como é o meu caso.

  2. Driele disse:

    Ajudou muito, obrigada

  3. Andreia luz Rocumback Helfstein disse:

    Muito obrigada por me enviar este artigo..foi muito útil pra mim.
    Obrigada.

  4. Oduvaldo Sarti disse:

    Estou iniciando como primeiro secretário na Associação de Moradores do Centro Comunitário Novo Mundo em São José do Rio Preto SP. Fiquei muito grato pelas informações. Muito obrigado mesmo. Abraço.

  5. Angela Maria de Araújo disse:

    Conteúdo maravilhoso, com dicas excelentes e bem simples para compreender e colocar em prática.Agradeço por ter pessoas com esse potencial que escrevem e ajudam a todos com muita clareza.

  6. MARIA DO SOCORRO RODRIGUES BEZERRA disse:

    PARABÉNS,
    FOI MUITO ÚTIL PARA MIM.

  7. Antonio Carlos Marques disse:

    Muito boa materia, parabens

  8. Marco disse:

    Muito boa a orientação, bastante esclarecedora.
    Obrigado.

  9. Agradeço sua mensagem que foi de muito valor. Sucesso sempre para você com as bençãos de Deus.

  10. Daltro Santana disse:

    Excelente orientação. Fico muito grato com a orientação.
    Muito obrigado
    Daltro Santana

  11. Rui Barbosa disse:

    obrigado por enviarem este gabarito, me ajudou muito, DEUS abençoe

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais