Como Fazer Uma Ata de Reunião Nota Dez

Como Fazer Uma Ata de Reunião Nota Dez
10/10/2017

Saber como fazer uma ata de reunião é um dos conhecimentos que a maioria das secretarias precisa ter. Porém, não basta fazer apenas a transcrição do que aconteceu. Como esse documento tem valor jurídico, ele deve ser muito bem elaborado para evitar complicações futuras e garantir a produtividade das reuniões.

Diante disso, confira algumas dicas importantes que vão te ajudar na hora de fazer a próxima ata da sua empresa.

5 dicas de como fazer uma ata de reunião

Embora existam diversos modelos, o segredo para a elaboração de uma ata nota dez está em saber resumir o que aconteceu e em reunir as informações essenciais. Veja quais são elas:

1. Data, localização e horário

Toda ata precisa ter a identificação da data, local, nome da empresa e até o horário de início e fim da reunião. Esses são os dados mais básicos, que devem ser preenchidos o quanto antes, logo no início do documento para evitar esquecimentos ou erros.

2. Identificação da pauta

A identificação da pauta nada mais é do que o tema, ou seja, o propósito da reunião que foi realizada. Essa é, sem dúvidas, uma das informações mais importantes e que deve receber total atenção de quem deseja aprender como fazer uma ata de reunião.

3. Detalhamento da reunião

Depois da identificação da pauta, faça um detalhamento da reunião. É preciso citar em ordem cronológica os principais assuntos discutidos, as votações realizadas, os resultados obtidos e todas as decisões tomadas.

Dessa forma, as atas funcionam como verdadeiros atos oficiais, pois contêm os principais pontos das reuniões e podem ser usadas para consultas futuras a fim de evitar novos questionamentos ou encontros sobre os mesmos temas.

4. Novos compromissos

Durante reuniões e assembleias é comum discutir e acordar datas para novos encontros ou finalizações de processos. Sendo assim, tais informações também devem ser inseridas na ata, como o registro e o lembrete do que foi programado.

5. Lista de presença

Por fim, toda ata também precisa ter a identificação dos participantes, o que inclui nome, cargo, assinatura individual de todos os presentes e a justificativa dos ausentes, que deve ser inserida em documentos mais formais.

Cuidados extras

Se a sua intenção é aprender como fazer uma ata de reunião nota dez, saiba que ela não pode conter a sua opinião, rasuras ou uso de corretivos. Além disso, é importante que os números sejam escritos por extenso e que o documento não contenha abreviaturas.

Sempre que tiver dúvidas, lembre-se: as atas devem ser documentos simples e de fácil compreensão.

Gostou das dicas? Para obter mais informações sobre o assunto e entender qual linguagem deve ser usada nas atas, continue navegando pelo E-Diário e descubra como fazer uma informação oficial sem complicações!

Saiba mais sobre o Dou – Diário Oficial da União!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais