Como Fazer Uma Informação Oficial – 5 Dicas Para Fugir de Complicações!

Como Fazer Uma Informação Oficial - 5 Dicas Para Fugir de Complicações!
07/11/2017

Elaborar um documento para as autoridades nem sempre é fácil, pois ele contém uma série de detalhes importantes. Por isso, saber como fazer uma informação oficial pode ser muito útil. Assim, é possível evitar erros, produzir documentos mais claros, aprender a linguagem que deve ser usada, simplificar a rotina e ainda otimizar tempo.

Para que você realize os ofícios do seu dia a dia sem grandes complicações, confira as instruções que reunimos.

5 dicas de como fazer uma informação oficial

As dicas são voltadas à elaboração de solicitações, editais de convocação, atas de assembleias, avisos de licitação, comunicados e diversos outros atos oficiais. Veja!

1. Entenda o tipo de documento

O primeiro passo de como fazer uma informação oficial é entender o tipo de documento que será elaborado. Assim, é possível compreender sua real função.

Então, antes de começar a elaboração, informe-se sobre o objetivo do oficio, para quem ele é direcionado — pois pode ser para uma única pessoa e instituição ou para várias — e quais informações obrigatoriamente devem conter.

2. Atente-se à linguagem

Embora o formato da maioria dos ofícios não precise seguir um modelo, é imprescindível que ele seja escrito com linguagem formal. Afinal, ele é um documento oficial e deve ser entendido por todos.

Portanto, nunca use palavrões, gírias, jargões, nem mesmo ditados populares, e utilize sempre as palavras formais da língua portuguesa. Um exemplo disso é se referir aos destinatários por ilustríssimo, senhores, senhoras ou senhoritas, doutores, vossa excelência, entre outros.

3. Faça textos diretos e claros

Mesmo com o uso da linguagem formal, outra dica importante de como fazer uma informação oficial é elaborar um texto objetivo e claro.

Para isso, deixe de lado as introduções e evite delongas. Seguindo o padrão utilizado em castas formais, informe os destinatários logo no início, indique o assunto, inclua a mensagem principal do ofício e o encerre logo em seguida, com alguma saudação, que pode ser apenas “atenciosamente”.

4. Não esqueça das identificações

Caso precise citar pessoas jurídicas ou físicas no ofício, não esqueça de identificá-las corretamente, citando razão social, CNPJ e o endereço, quando se tratar de empresas, e CPF, RG, nacionalidade, naturalidade e profissão, quando mencionar pessoas específicas.

Além disso, se você trabalhar com muitos tipos de ofícios, também é importante fazer a identificação deles por tipo, destacando se é uma solicitação, um requerimento ou um comunicado, e também por número, o que facilitará o controle.

5. Use um timbre

Na folha em que os ofícios são preparados, inclua o timbre, isto é, o logo ou o símbolo do órgão ou da empresa que está emitindo o documento. Assim, o destinatário conseguirá fazer uma rápida identificação logo que recebê-lo.

Para facilitar possíveis respostas, coloque também os dados de contato do remetente, tais como: nome, endereço, telefone, e-mail e fax.

Essas são as principais dicas de como fazer uma informação oficial. Para obter mais referências sobre o assunto, continue navegando no E-Diário. Aproveite a visita em nosso site e veja também quais são os atos oficiais de publicação obrigatória no DOU, a fim de evitar atrasos nos processos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais