Não são todas as situações que obrigam o empreendedor a fazer a emissão, mas é sempre bom contar com este comprovante para que haja um melhor controle financeiro. Quando se trata de emitir nota fiscal MEI, o processo é bastante simples, mas, ainda assim, há quem tenha algumas dúvidas de como realizá-lo.
Se você é uma dessas pessoas que precisa de algumas dicas, confira o nosso passo a passo!
Tipos de nota fiscal
Antes de saber como fazer emissão, é preciso conhecer as modalidades. São elas:
- Nota Fiscal Avulsa (NFA): em papel e com baixo custo, deve ser autorizada pela Secretaria da Fazenda;
- Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA): disponível em apenas alguns estados, é igual à anterior, porém sem gasto de papel e feita pela internet;
- Nota Fiscal Eletrônica (NF-e): deve ser emitida por meio do portal da cidade depois de feita a inscrição municipal;
- Nota Fiscal de Venda ao Consumidor: precisa de autorização da Secretaria da Fazendo e pode ser preenchida manualmente, devendo ser impressa posteriormente.
Entenda como emitir nota fiscal MEI
O empresário que cai na categoria de Microempreendedor Individual (MEI) tem vantagens de poder comandar o seu próprio negócio, mesmo que pequeno, de maneira independente. Essa legislação específica para esses profissionais tem itens facilitadores para o seu estilo de trabalho, mas, ainda assim, exige que certas questões burocráticas sejam cumpridas.
Emitir nota fiscal MEI é, então, necessário para contabilizar os ganhos e ajudar a organizar a situação financeira. Nem sempre é obrigatório, mas há casos como a venda para pessoas jurídicas que tornam este um processo exigido pela lei.
Enquanto as impressas precisam de uma autorização e de um aparelho específico para fazer a sua emissão, as eletrônicas podem ser feitas rapidamente pelo trabalhador, o que gera muitas dúvidas!
Portanto, os passos para emitir nota fiscal MEI via internet são:
- possuir o seu número de inscrição municipal, log-in e senha obtidos na prefeitura de sua cidade;
- entrar no site do município para emissão de notas;
- procurar a aba que permite a criação de uma nota;
- preenchimento dos dados do cliente que recebeu o seu produto ou serviço, com números de documento e descrição de atividades e valores;
- verificação da validade de seus próprios dados.
Depois, basta clicar em “Emitir nota”. Caso precise, também é possível cancelar esse documento e emitir um novo.
Gostou de saber como emitir nota fiscal MEI? Então leia mais artigos aqui no portal e-Diário Oficial!