Como Abrir um Escritório de Contabilidade

Como Abrir um Escritório de Contabilidade
11/09/2018

Quando um contador decide abrir um escritório de contabilidade, ele precisa cumprir alguns requisitos que ajudam no desenvolvimento do empreendimento. Pois, além de prestar serviços para as empresas em geral, ele precisa conseguir ter lucratividade para que o seu negócio prospere, gere rendimentos e se mantenha por muitos anos no mercado.

Se você está nessa situação e também tem dúvidas, veja as dicas que preparamos!

Dicas para abrir um escritório de contabilidade

Existem muitos profissionais da área que possuem espírito empreendedor. Mas só precisam de um empurrãozinho para abrir o seu escritório de contabilidade:

Planejamento

Para qualquer tipo de empreendimento, planejar é fundamental. Quando se trata de um escritório de contabilidade não é diferente! É importante que você tenha um plano de negócios, que nada mais é do que a definição dos objetivos do negócio.

Como forma de incrementar os serviços, muitos escritórios se integram com outros segmentos prestando serviços em áreas diversas. Como advocacia, consultoria, etc. Pense sobre essa necessidade, analise o mercado, estude a concorrência e reflita com carinho em cada passo antes de montar o escritório.

Localização

Apesar desse tipo de empresa não precisar de muita visibilidade física. É preciso que o escritório esteja bem localizado. Perto dos principais centros comerciais da sua cidade, para estar próximo aos clientes e potenciais clientes.

Outro fator importante é que você vai precisar se deslocar para ir a órgãos como Receita Federal, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Finanças, Junta Comercial e outros. Por isso, é importante que o escritório esteja em uma região de fácil acesso para esses lugares.

Estrutura

Leve em consideração o tamanho da equipe de trabalho do seu escritório de contabilidade para pensar na estrutura que você vai precisar. Uma sala de reuniões, espaço para arquivo, uma recepção e a sala para dos serviços nas áreas contábil, fiscal e trabalhista, por exemplo, é mais ou menos o básico.

A forma de organização vai de acordo com a sua vontade e estilo. No entanto, vale a pena prezar pela beleza, conforto e aconchego do local de trabalho.

Além disso, preocupe-se com a estrutura de equipamentos para a boa execução dos serviços contábeis: cadeiras, mesas, armários, computadores, impressoras multifuncionais, estantes, telefones, meios de backup, sistema de gestão contábil, etc.

Divulgação e marketing do escritório de contabilidade

A divulgação do empreendimento precisa entrar no seu planejamento. Encontre maneiras de divulgar sua empresa sem ferir o código de ética contábil. Você pode investir na criação de um site, anúncio em revistas empresariais, etc.

Tudo isso depende do valor que você tem para investir no seu marketing, claro. Além disso, você pode apresentar um portfólio a sua rede de contatos e mostrar, de maneira ética (sem fazer uso de concorrência desleal), os seus serviços e os resultados que você pode oferecer aos clientes.

Ficou com alguma dúvida? Aqui no blog do E-Diário, você encontra os melhores conteúdos contábeis. Aproveite!

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais