As disponibilidades no balanço patrimonial, também chamadas de “equivalentes de caixa”, são parte do grupo dos ativos circulantes, ou seja, estão inclusas nos bens e direitos de curto prazo de uma empresa.
Neste artigo, saiba mais sobre:
- o que são disponibilidades no balanço patrimonial?
- qual a função das disponibilidades?
- quais são as contas que compõem as disponibilidades?
- como divulgar o balanço patrimonial em Diário Oficial?
O que são disponibilidades no balanço patrimonial?
Na contabilidade, as disponibilidades no balanço patrimonial são o grupo que representa o saldo de caixa livre de uma empresa, ou seja, aparecem no demonstrativo financeiro oficial do negócio como os recursos de livre movimentação.
Desse modo, são classificadas como um ativo circulante exatamente pelo caixa estar em circulação constante e ter liquidez imediata.
Qual a função das disponibilidades?
Dentro da empresa, as disponibilidades, por conta de seu caráter de liquidez imediata, funcionam como o recurso livre e disponível para uso, da maneira que a organização precisar e pretender.
Portanto, é o dinheiro assegurado das finanças empresariais. Pagamentos a receber, por exemplo, não são um grupo dentro das disponibilidades já que dependem do cumprimento da outra parte e, assim, há chance de não haver o dinheiro.
Ao pensar nas disponibilidades no balanço patrimonial, a empresa busca o dinheiro imediato, sem impedimentos para converter o ativo em capital.
Quais são as contas que compõem as disponibilidades?
No demonstrativo financeiro, um grupo de diferentes contas compõe a totalidade das disponibilidades. São estas:
- caixa: composto pelo dinheiro disponível para aplicação própria da organização e regula a operação do negócio;
- depósitos bancários à vista: ou seja, os valores em conta corrente de bancos;
- conta movimento: que contém dinheiro de livre movimento, normalmente utilizado para pagar fornecedores, receber de valores parcelado, pagar funcionários, entre outros;
- aplicações financeiras: utilizadas para evitar que o dinheiro permaneça estagnado na conta corrente e acarrete em prejuízo.
Todas essas contas têm a liquidez imediata em comum, caso contrário não se configurariam como disponibilidades — há, por exemplo, aplicações financeiras que contam com liquidez mensal, disponibilizando o dinheiro apenas após trinta dias.
Como divulgar o balanço patrimonial em Diário Oficial?
Tanto as disponibilidades no balanço patrimonial quanto qualquer outra informação financeira devem ser publicadas em Diário Oficial. A documentação é obrigatória e deve ganhar conhecimento público, sendo passível de consulta.
Com o E-Diário Oficial, especialistas fazem a avaliação jurídica de toda a documentação, evitando horas perdidas com burocracias e processos extensos. Envie sua publicação para o E-Diário e garanta a divulgação do balanço patrimonial da sua empresa!