Você sabe o que é INPC? A sigla refere-se ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor e serve para mostrar a variação de preços do mercado varejista. Esse cálculo mostra quais aumentos afetam mais ou menos no custo de vida de quem recebe até cinco salários mínimos.
O INPC — Índice Nacional de Preços ao Consumidor é utilizado como parâmetro pelo Governo para a realização do reajuste salarial. Entenda melhor o que é o INPC, como é calculado e como ele interfere na vida da população.
O que é INPC
O INPC é medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e é obtido a partir dos índices de preços regionais. Mede a inflação para famílias que tenham renda salarial mensal de um a cinco salários mínimos e que sejam moradoras das regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém, Distrito Federal e o município de Goiânia.
São consideradas as variações de preço de 465 itens, distribuídos em grupos. São eles:
- Alimentação e bebidas;
- Artigos de residência;
- Comunicação;
- Despesas pessoais;
- Educação;
- Habitação;
- Saúde e cuidados pessoais;
- Transportes e vestuário.
Para entender melhor o que é o INPC, pense nos alimentos. Como o cálculo leva em consideração a população de baixa renda, algumas variações vão pesar mais e outras menos no bolso. O aumento no preço do arroz, por exemplo, é mais sentido nessa parcela da população, assim como o gás de cozinha (grupo habitação) e as passagens de ônibus.
Já a variação no preço de automóveis e gasolina, não tem tanto peso para o INPC, pois não são itens importantes para esse grupo de pessoas. Mas têm valor para o IPCA — Índice de Preços ao Consumidor Amplo.
A diferença entre INPC e IPCA
O INPC mede a variação de preços para baixa renda. Já o IPCA mede a variação de preços do mercado para o consumidor final que receba de um a 40 salários mínimos. Ou seja, esse cálculo abrange a população de modo geral, sendo ele considerado o índice oficial da inflação no Brasil.
Como é calculado o INPC?
O INPC é calculado a partir de pesquisas realizadas mensalmente, com dados do primeiro ao último dia do mês. A coleta é feita em estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços, domicílios (aluguel) e concessionárias de serviços públicos, visando sempre os preços cobrados ao consumidor.
Continue informado e navegue pelo site do E-Diário e tire suas dúvidas sobre o Diário Oficial.