O Que é MFD?

O Que é MFD?
29/05/2019

Você sabe o que é MFD? É um processo simples, mas para entender como funciona, antes é preciso saber de que se trata esse termo. No artigo de hoje, o E-Diário vai explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Acompanhe!

O que é MFD?

A Memória de Fita Detalhe (MFD) diz respeito ao armazenamento eletrônico de todas as transações fiscais emitidas. Portanto, isso significa que tudo o que for impresso pelo equipamento fiscal será registrado em uma memória interna. 

Contudo, esse processo é obrigatório e a exigência para emissores de cupom fiscal nos estados está descrita no site da Fazenda de cada um, basta consultá-lo! É importante ressaltar que o MFD precisa ser entregue até o 15° dia do mês, exclusivamente via internet, com os dados do mês anterior.

Como consultar uma MFD?

Exigidas pelo Fisco, as impressoras tradicionais emitem a segunda via dos cupons fiscais em papel e devem ser armazenadas por cinco anos. Já as impressoras fiscais, com tecnologia MFD, poupam o papel, manutenção e otimizam tempo. Elas são ágeis e com o mecanismo de impressão térmica, eliminam a necessidade de espaços físicos, já que o arquivamento é eletrônico.

Todavia, para fazer a consulta é muito simples, basta acessar o site da Fazenda do seu estado e adicionar as informações na página para ter acesso a validação dos dados. Para isso, é preciso estar com o CNPJ e número de protocolo em mãos. 

Caso você queira entender como fazer a transmissão, saiba que também é muito simples. No site da Fazenda do seu estado, na área de Transmissão do Arquivo MFD, é preciso adicionar o CNPJ, um e-mail, fazer o upload do arquivo e inserir o código de verificação. Se for uma retificação, também há um campo para adicionar o protocolo anterior.

Agora que você já sabe tudo sobre MFD, viu só como é fácil? Portanto, acesse agora mesmo o site da Fazenda e faça a checagem. Continue acompanhando o E-Diário e saiba mais sobre novas tecnologias nas emissões fiscais!

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais