Cupom Fiscal x Nota Fiscal

Cupom Fiscal x Nota Fiscal

Você sabe qual a diferença de cupom fiscal e nota fiscal ou para você os dois representam a mesma coisa? Se acha que não há diferença, saiba que o cupom fiscal não possui informações do consumidor tão completas, já com a nota fiscal é possível ter mais dados referentes à compra.

Acompanhe este artigo e saiba diferenciar para que serve cada um dos dois documentos!

 

Qual a diferença de cupom fiscal e nota fiscal?

 

Afinal, qual a diferença de cupom fiscal para nota fiscal? Vamos primeiro tratar do cupom fiscal. Esse documento é emitido pelo caixa no momento de sua compra, ele é impresso e entregue a você como comprovante. As informações existentes são básicas e compõem o local onde foi realizada a compra, a data, horário e itens adquiridos. Fora isso é possível observar o total pago, a forma de pagamento, se foi dado algum desconto e se foi devolvido algum troco.

E a nota fiscal? bom, a nota fiscal é um documento mais completo e é emitido pelo sistema administrativo da loja, contendo todas as informações presentes no cupom fiscal e mais outras adicionais, como dados financeiros e completos do cliente, da empresa e transportadora.

 

Qual documento solicitar?

 

Como explicamos, qual a diferença de cupom fiscal e nota fiscal, é possível que fique a dúvida: no momento da compra o que deve solicitar? Um fator deve ser citado nesse caso, na necessidade de efetuar uma troca, a empresa que vendeu o produto pode não aceitar substituí-lo.

Esse fato pode ocorrer, pois apenas de posse do cupom fiscal não há informações completas em relação à compra, fato que facilita a ocorrência de fraudes. Já ao apresentar a nota fiscal, a loja não pode se negar a trocar um produto, principalmente com defeito. Esse direito é garantido pelo Procon, portanto a fundação de proteção ao consumidor recomenda que seja exigida a emissão da nota fiscal.

Ou seja, fica claro que a garantia do produto, em muitos casos, só é completamente reconhecida com a apresentação da nota fiscal.

 

Conheça a nota fiscal eletrônica

 

O fato de ter de o trabalho de preencher a mão a nota fiscal era motivo para que muitas pessoas solicitassem apenas o cupom. Contudo, esse problema pôde ser resolvido com a Nota Fiscal Eletrônica. Com o sistema, o documento é preenchido de forma automática.

E então, conseguiu compreender qual a diferença de cupom fiscal e nota fiscal? Comente, compartilhe esse artigo e acompanhe sempre as novidades do blog do E-diário!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais