Você sabe Quanto tempo Demora pra Publicar no Diário Oficial?

Você sabe Quanto tempo Demora pra Publicar no Diário Oficial?
25/07/2017

Existem muitos documentos que, para terem efeito legal, precisam ser publicados em um jornal de grande circulação. Acontece que, para não perder datas importantes e até evitar multas, é preciso se programar para que o conteúdo seja divulgado dentro dos prazos. Mas você sabe quanto tempo demora pra publicar no Diário Oficial da União (DOU), por exemplo?

Esse é um jornal de abrangência nacional, usado para publicar atos oficiais dos órgãos públicos e privados, e tem uma importância única, pois pauta a imprensa de todo o país.

Diante disso, veja a seguir como funciona o processo de publicação no DOU e também quanto tempo isso demora. Assim, conseguirá se programar para divulgar tudo que for necessário de forma rápida e segura. Confira!

Quanto tempo demora pra publicar no Diário Oficial pelo modo convencional?

A publicação no DOU pelo modo convencional depende de algumas etapas. Embora o envio da matéria seja feito online, pelo Sistema de Envio Eletrônico de Matérias – INCom, isso acontece de forma bem burocrática.

Primeiramente, para conseguir enviar um documento por esse sistema, é necessário realizar um cadastro detalhado. Entre as etapas presentes estão:

1. Formalização do pedido de cadastro do gerente, que deve ser feito via ofício;
2. Preenchimento de formulário;
3. Cadastro dos usuários que utilizarão o sistema;  
4. Envio de documentos para o Setor de Indústrias Gráficas, em Brasília.

Antes do envio, há ainda alguns requisitos a serem cumpridos. Dentre eles, o uso de uma codificação própria, de arquivos padronizados em RTF (Rich Text Format) e ainda de uma formatação específica.

Depois que todo esse processo é realizado, o interessado estará, enfim, habilitado para enviar o documento. Porém, como cada etapa é complexa e precisa ser analisada minuciosamente, não é possível calcular o tempo de publicação.

Quanto tempo demora pra publicar no Diário Oficial através do E-Diário?

Como alternativa mais rápida, prática e segura, o interessado em publicar no DOU pode recorrer ao E-Diário, um portal de envio de matérias a serem publicadas nos diários oficiais, o que inclui tanto o DOU, como o DOE – Diário Oficial do Estado.

Além do processo de publicação do E-Diário ser mais simples (são apenas 4 passos!), há também a facilidade no cadastro, que pode ser feito já no primeiro envio de matérias, pela aba “Diário Oficial da União (DOU)”, ou através do e-mail atendimento@e-diariooficial.com.

Depois do primeiro envio, e com o cadastro concluído, você já consegue garantir que seus documentos sejam publicados na próxima edição do DOU ou DOE. Ou seja, se você enviar um comunicado de encerramento de atividades em uma terça-feira, e conseguir fazer o pagamento do boleto antes das 16h, na quarta-feira o documento já estará publicado.

Isso acontece porque o E-Diário possui uma equipe preparada para analisar, dentro do prazo de 60 minutos, os documentos recebidos. Além disso, o portal se responsabiliza pela diagramação que é exigida por cada jornal, facilitando e agilizando todo o processo de publicação.

Por fim, voltando à pergunta inicial, sobre quanto tempo demora pra publicar no Diário Oficial através do E-Diário, a resposta é: menos de 24 horas.

Horário em que o DOU é publicado

Embora não exista um horário fixo de publicação, se você precisar pesquisar alguma matéria ou documento, como por exemplo um edital de convocação, do Diário Oficial da União, já pode obtê-lo a partir das 2h da manhã, diretamente no site da Imprensa Nacional.

Mas se desejar baixar a edição inteira do jornal, isso pode ser feito gratuitamente através do E-DOU, na página de consulta do Diário Oficial da União, diariamente a partir das 8h.

Agora que já sabe quanto tempo demora pra publicar no Diário Oficial, faça o seu cadastro no E-Diário, juntamente com o envio da sua primeira matéria. E se tiver dúvidas, estamos à disposição!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais