Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Contabilidade Societária

Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Contabilidade Societária
03/09/2019

Você sabe o que é contabilidade societária e qual a sua importância dentro das empresas? Se você não sabe nada sobre o assunto, aproveite a oportunidade de conhecer um pouco no artigo do E-Diário. Acompanhe!

O que é contabilidade societária?

A contabilidade societária está ligada à assuntos contábeis referentes às relações entre os sócios de uma empresa e do negócio em geral. Segue as leis que abordam a constituição das sociedades e registra-a diretamente na Junta Comercial do Estado na qual a empresa será instalada. 

Em geral, a contabilidade societária é um cálculo que abrange atividades de performance da empresa, como controles, processos e recursos humanos, utilizando balancetes para acrescentar o fluxo operacional e financeiro da empresa. Além disso, questões sobre a saúde empresarial também são tratadas nessa área.

A combinação de um negócio, por ambas as partes, pode se dar por meio de uma fusão ou uma cisão. Veja abaixo a diferença entre elas:

  • fusão: é quando uma sociedade é absorvida pela outra, ficando com todos os seus direitos e obrigações. O patrimônio da absorvida, por sua vez, passa a contabilizar juntamente com patrimônio da que a absorveu.  A empresa absorvida some.
  • cisão: é quando a empresa transfere parte do seu patrimônio para um ou mais terceiros. A empresa que transferir o seu patrimônio pode ou não sumir. 

É obrigatório tê-la dentro da minha empresa?

Caso o modelo do seu negócio se encaixe em micro ou pequena empresa, não é obrigatório ter a contabilidade societária, uma vez que é exigido apenas o livro-caixa — documento em que é registrado a entrada e saída de dinheiro.

Porém, a sua obrigatoriedade depende de alguns fatores. É indispensável, por exemplo, em empresas pequenas ou médias que hajam a necessidade de blindar o patrimônio dos sócios ao classificar a empresa como limitada ou para pagar o imposto de renda sobre lucro efetivo.

Contudo, qualquer irregularidade com as notas fiscais ou ausência de controle, por exemplo, os benefícios desta contabilidade deixam de existir. Por isso, é uma exigência ter a disciplina operacional e financeira bem regulada. 

Gostou de saber um pouco sobre o assunto? Para mais matérias assim, continue acompanhando o E-Diário Oficial. 

Aproveite que já está por aqui e leia também sobre a contabilidade ambiental!

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais