Você sabe o que é contabilidade societária e qual a sua importância dentro das empresas? Se você não sabe nada sobre o assunto, aproveite a oportunidade de conhecer um pouco no artigo do E-Diário. Acompanhe!
O que é contabilidade societária?
A contabilidade societária está ligada à assuntos contábeis referentes às relações entre os sócios de uma empresa e do negócio em geral. Segue as leis que abordam a constituição das sociedades e registra-a diretamente na Junta Comercial do Estado na qual a empresa será instalada.
Em geral, a contabilidade societária é um cálculo que abrange atividades de performance da empresa, como controles, processos e recursos humanos, utilizando balancetes para acrescentar o fluxo operacional e financeiro da empresa. Além disso, questões sobre a saúde empresarial também são tratadas nessa área.
A combinação de um negócio, por ambas as partes, pode se dar por meio de uma fusão ou uma cisão. Veja abaixo a diferença entre elas:
- fusão: é quando uma sociedade é absorvida pela outra, ficando com todos os seus direitos e obrigações. O patrimônio da absorvida, por sua vez, passa a contabilizar juntamente com patrimônio da que a absorveu. A empresa absorvida some.
- cisão: é quando a empresa transfere parte do seu patrimônio para um ou mais terceiros. A empresa que transferir o seu patrimônio pode ou não sumir.
É obrigatório tê-la dentro da minha empresa?
Caso o modelo do seu negócio se encaixe em micro ou pequena empresa, não é obrigatório ter a contabilidade societária, uma vez que é exigido apenas o livro-caixa — documento em que é registrado a entrada e saída de dinheiro.
Porém, a sua obrigatoriedade depende de alguns fatores. É indispensável, por exemplo, em empresas pequenas ou médias que hajam a necessidade de blindar o patrimônio dos sócios ao classificar a empresa como limitada ou para pagar o imposto de renda sobre lucro efetivo.
Contudo, qualquer irregularidade com as notas fiscais ou ausência de controle, por exemplo, os benefícios desta contabilidade deixam de existir. Por isso, é uma exigência ter a disciplina operacional e financeira bem regulada.
Gostou de saber um pouco sobre o assunto? Para mais matérias assim, continue acompanhando o E-Diário Oficial.
Aproveite que já está por aqui e leia também sobre a contabilidade ambiental!