Saiba a Diferença Entre Monarquia e República

Saiba a Diferença Entre Monarquia e República
30/05/2017

Você, provavelmente, sabe que antes da Proclamação da República, o Brasil vivia sob um sistema de governo monarca, resultado da colonização portuguesa no país. Mas você sabe qual é a diferença entre antigo sistema de governo e o que vivemos agora?

Conceito de Monarquia e República

Para te ajudar a entender o que há de diferente entre monarquia e república, nós separamos os conceitos de cada uma delas. Veja mais informações!

Monarquia

Na monarquia, o chefe de estado é o monarca. Ele recebe o título, geralmente, de Rei ou Rainha, mas há variações como Imperador, Imperatriz, dentre outras denominações do reino. Nesse tipo de governo, a linha de sucessão é hereditária, então é o cargo é passado para os filhos, sobrinhos ou outras pessoas da família que sigam a ordem da geração.

Antigamente, nos países com esse regime, a monarquia era absolutista, ou seja, o rei detinha todo o poder do governo, era um líder absoluto. Sendo assim, tudo o que era decidido pelo monarca, era encarado como uma vontade soberana e não poderia ser contrariada.

Hoje em dia, na maioria dos países que ainda vivem sob o sistema de monarquia, não há mais o absolutismo, são as chamadas monarquias constitucionais. Nelas, o rei não detém todo o poder político, suas funções governamentais são repassadas para um primeiro-ministro e um gabinete. Os representantes de cargos parlamentares são escolhidos pelo povo.

Os países em monarquia atualmente pertencem, em sua maioria, à Commonwealth, uma comunidade de nações colonizadas pelo Reino Unido. Eles reconhecem a Rainha Britânica como sua monarca.

Mesmo que na maioria dos países a monarquia constitucional seja mais comum, ainda há alguns países que preservam o absolutismo, como é o caso da Arábia Saudita, Brunei, Omã e Suazilândia.

República

A República é o sistema de Estado atual do Brasil. Nele, o chefe governamental é eleito pelo povo e, geralmente, chamado de presidente. O eleito, ao contrário da monarquia, tem um período de mandato a ser cumprido e nunca poderá repassar seu cargo para alguém de sua família.

O Presidente escolhido pelo povo assume o posto de chefe do Estado e chefe do Governo. Ele atua em conjunto com deputados e senadores, que também são eleitos pela população do país. Esse grupo representa os poderes Executivo e Legislativo.

Hoje em dia muitos países adotaram a república. Aqui no Brasil, desde 1889, com a Proclamação da República, esse sistema de governo foi instituído. Antes desse período, o país vivia sob monarquia desde 1822.

Agora que você já conhece as diferenças entre monarquia e república fica mais fácil entender qual tipo de sistema é usado em outros países e principalmente no Brasil. Assim você pode, também, tirar suas conclusões sobre qual deles se identifica mais!

Se quiser saber mais sobre monarquia e república ou conhecer outros sistemas de governo, continue acompanhando nossas matérias!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais