Qual a Diferença entre Balanço e Balancete? Descubra!

Qual a Diferença entre Balanço e Balancete? Descubra!
06/11/2019

Entender a diferença entre balanço e balancete é essencial para a gestão financeira de uma empresa. Para analisar corretamente o desempenho e o sucesso da mesma, é preciso desenvolver relatórios com informações precisas sobre toda a parte financeira. Acompanhe no artigo o que ambas significam dentro do ambiente organizacional!

Qual a diferença entre balanço e balancete?

Para saber a diferença entre balanço e balancete é necessário analisar cada um dos dois termos. O balanço patrimonial é um demonstrativo que apresenta, em uma visão completa, informações qualitativas e quantitativas do patrimônio. 

Além disso, o relatório do balanço deve ser feito todo ano, uma vez que analisa a situação financeira dentro de doze meses. Mas, se deseja realizar trimestralmente, também é possível. A atividade pode ser subdivida em:

Ativos

Os ativos são os bens diretos e intangíveis. O direito pode ser o dinheiro em caixa e o bem intangível, as marcas, por exemplo.

Passivos

Os passivos são as obrigatoriedades vinculadas à terceiros — funcionários, fornecedores, etc. Ou seja, impostos, salários, dívidas, entre outros. 

Patrimônio Líquido

O patrimônio líquido diz respeito ao valor da diferença dos bens ativos e passivos. É o patrimônio da empresa. 

Ademais, segundo a Lei 6.404/76 e a Norma TH 1.000, o balanço patrimonial é obrigatório para toda e qualquer empresa de capital aberto. 

Balancete

Já o balancete, é um relatório opcional que pode conter toda a relação das contas de uma empresa. Com isso, saldo de créditos e débitos, finanças gerais, lançamentos, entre outros, fazem parte da análise.

O principal objetivo quando uma empresa decidi realizar o balancete, é descobrir possíveis fraudes e erros em questões, como:

  • lançamentos duplicados;
  • documentos que foram omitidos;
  • saldos errados;
  • documentos em conflito.

Além disso, não existe um período exato para realizar tal análise — podendo o relatório ser emitido em qualquer período do ano. O seu uso é apenas interno e opcional. 

Como emitir os relatórios?

É importante que todas as informações do balanço e do balancete — citadas acima — sejam coletadas para análise. Para facilitar esse processo, hoje em dia, existem ferramentas virtuais que oferecem todas as informações (diárias, mensais e anuais) da gestão financeira de uma empresa, de forma qualificada, mais fácil e rápido. 

Gostou de conhecer a diferença entre balanço e balancete? Para mais conteúdos assim, continue acompanhando as matérias do E-Diário Oficial toda semana!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais