O planejamento estratégico empresarial é composto pela estratégia que o negócio precisa ter para conquistar a posição que deseja. Basicamente, depende de estabelecer um objetivo e qual caminho seguir para alcançá-lo.
Para que isso seja possível, são utilizadas informações adequadas, com base em conhecimento de mercado, para que todos os esforços sejam alinhados com a visão de futuro da empresa.
O que é o planejamento estratégico empresarial?
De acordo com Michael Porter, professor na Harvard Business School e autor de diversos livros sobre estratégias de competitividade, estratégia pode ser definida como: “um conjunto de ações ofensivas ou defensivas para criar uma posição em determinada indústria para, assim, enfrentar com sucesso as forças competitivas e obter um retorno maior sobre o investimento”.
Quando falamos em planejamento estratégico empresarial, estamos nos referindo ao planejamento como um processo contínuo de criação, implementação e avaliação de decisões, que orientam e permitem à organização atingir seus objetivos.
Quais os passos para criar uma estratégia de negócio assertiva?
Embora existam diversas maneiras de implementar um planejamento estratégico empresarial, a lógica para uma estratégia assertiva deve seguir os seguintes pontos:
1. Defina o seu objetivo
O ponto de partida será definir a missão, visão e valores da empresa. É isso que dará o norte sobre os objetivos do seu negócio.
2. Analise o mercado atual e as perspectivas futuras
É preciso identificar o cenário atual, a fim de perceber como seu negócio pode ser impactado pelas ameaças, não apenas no presente, mas também no futuro.
Com essa análise, também é possível identificar oportunidades de mercado que não haviam sido percebidas.
3. Descubra seus pontos fortes e fracos
Com base em uma análise de concorrência, identifique quais são os pontos fortes e os fracos de sua empresa.
Com isso, é possível ressaltar os diferenciais competitivos do seu negócio e o alavancar baseado em suas características mais fortes e corrigir as que precisam de melhoria.
4. Construa um plano de ação
pós ter identificado as oportunidades e ameaças do ambiente em que sua empresa está inserida, será possível definir os objetivos estratégicos.
Segundo Porter, existem três tipos de estratégia:
- diferenciação: para a organização que quer se destacar das demais por meio da qualidade dos produtos ou serviços que oferece;
- foco: para conquistar um determinado segmento;
- liderança de baixo custo: para ganhar espaço no mercado com um preço competitivo.
Para definir qual estratégia se adequa mais ao seu negócio, considere sua missão, visão, valores e qual o seu público-alvo.
5. Monitore
Para que o seu plano tenha resultados, é preciso acompanhar cada passo da implementação.
Esteja aberto a mudanças no meio do caminho, caso note que algo está errado ou pode ser melhorado.
Utilize métricas para avaliação e análise mais aprofundada, com objetivos que devem ser definidos previamente.
Gostou de saber como fazer a implementação de um planejamento estratégico empresarial? Continue acompanhando o blog do E-diário para mais dicas.