O Que É Direito Digital?

O Que É Direito Digital
22/03/2017

O surgimento da internet aliado ao avanço da tecnologia modificou o mundo atual, proporcionando praticidade em diversos meios, seja ele pessoal ou empresarial. Com a expansão do mundo virtual, casos como difamação e pirataria, por exemplo, não tinham leis específicas para ser julgados, então surgiu o Direito Digital. Você sabe o que é? Obtenha mais informações a seguir.

Definição de Direito Digital

O Direito Digital, também conhecido como “Direito da Internet” é especialista em atender processos do meio digital. Ele é basicamente a junção entre a Ciência da Computação com o Direito tratando do conjunto de normas, aplicações e reconhecimentos do universo digital.

O Marco Civil e o direito para usar internet no Brasil

O Marco Civil, criado em abril de 2014, surgiu para estabelecer os direitos e deveres para a utilização da internet no país. A Lei 12.965 criou diretrizes que garantem a proteção à privacidade dos usuários, liberdade de expressão, assegura a neutralidade e afins.

Mas, vale salientar que o Direito Digital não trata apenas de cibercrimes. Ele atua de forma preventiva de modo a prestar consultoria para analisar ou fornecer contratos. Ele também abrange outros campos, como por exemplo, internacional, autoral e comercial.

Campos de atuação do Direito Digital

Por abranger muitas áreas, destacamos as principais nas quais o Direito Digital pode atuar.

Vazamento de arquivos pessoais

Ter imagens ou vídeos íntimos divulgados sem a autorização do dono é crime. A pena é de seis meses a um ano e pode triplicar se o dano for causado a figuras políticas.

Privacidade de informações em empresas

As empresas que usam computador também fazem parte do campo de Direito Digital. Hoje em dia, quando o ambiente for monitorado, é dever do gestor avisar o funcionário. Vale dizer que a maioria das investigações quando dizem respeito a segurança, solicitam a quebra de privacidade e, por isso, a empresa deve ter uma política bem estabelecida sobre isso.

Direito ao esquecimento

Em 2015, o Projeto de Lei que garante o direito de esquecimento no Brasil foi aprovado. Ele permite que o cidadão tire do ambiente virtual conteúdos que sejam difamatórios ou caluniosos.

Com a popularização da internet, muitas questões jurídicas tecnológicas fazem parte do nosso cotidiano. O Direito Digital é a evolução do próprio Direito e veio para capacitar as pessoas dentro do ambiente virtual.

Veicule matérias do Diário Oficial da União de forma simples e rápida. Cadastre-se no e-Diário!

Você também vai gostar de:

  1. Entenda como são atribuídos os direitos autorais na internet
  2. Entenda a Proposta para o Fim da Internet Ilimitada

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais