Entenda o que é DRE na contabilidade e sua importância

Entenda o que é DRE na contabilidade e sua importância
15/05/2018

Microempresários e donos de médias e grandes empresas podem se deparar com algumas terminologias e designações contábeis diferentes. Se você está se perguntando o que é DRE na contabilidade e para quê serve este recurso, continue lendo o artigo para obter explicações.

O que é DRE na contabilidade?

DRE é a sigla para Demonstração de Resultados no Exercício. Trata-se de um relatório financeiro obrigatório para todas as empresas. Esse relatório mostra um balanço com todos os gastos e ganhos de um determinado período, geralmente semestral, que podem apontar erros e acertos na saúde financeira de sua empresa.

Segundo a lei, devem ser elaborados ao menos uma vez ao ano para apresentação à Receita Federal, mas costumam ser realizadas com maior periodicidade para controle interno. Além disso, todas as empresas de capital aberto são obrigadas a divulgar publicamente ao menos duas DRE por ano.

Como fazer uma DRE

Agora que você já sabe o que é DRE na contabilidade, pode ser que se pergunte “mas como ela é feita?”Bom, para começar, serão necessários recolher alguns números do seu fluxo de caixa. As leis fiscais determinam normas para a discriminação de valores neste relatório. Logo, devem constar:

  • total bruto da receita;
  • deduções fiscais;
  • total líquido da receita;
  • custo de mercadoria;
  • lucro bruto;
  • despesas com vendas;
  • despesas administrativas e de outro caráter;
  • líquido operacional;
  • gastos extras;
  • IR  e CS.

Entretanto é importante ressaltar que não existe um modelo fechado de estrutura, porém sabendo-se o que é uma DRE na contabilidade, deve-se prezar por informar os dados acima, se necessário acrescentar outros números.

Além disso, leve em conta que a DRE é um documento fiscal, por isso precisa ser elaborado com precisão. Caso você não possua exatidão no cálculo dos números, irregularidades fiscais podem ser apontadas na declaração de impostos à Receita. Logo, mantenha a organização financeira de seu negócio sempre em dia.

Para que serve uma DRE?

Existem várias formas de se aproveitar esse documento, a análise pode ser compartilhada com os demais colaboradores de sua empresa, com o objetivo de seguir uma política de transparência e discutir maneiras e expectativas para alcançar diferentes resultados.

Agora que você já entendeu melhor o que é uma DRE na contabilidade, veja Qual a Estrutura de um DRE Ideal? Não deixe de comentar a sua opinião e acompanhar os demais conteúdos do E-diário Oficial!

 

 

 

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais