Entenda Como Organizar Agenda de Trabalho

Entenda Como Organizar Agenda de Trabalho
25/09/2020

Afinal, como organizar agenda de trabalho? Muitas vezes, temos tantas demandas que fica até difícil saber como organizá-las por dia e prioridade. Há aqueles que não ligam para tarefas bagunçadas já outros não conseguem começar o trabalho sem que tudo esteja alinhado. 

Sua agenda pode não ser necessariamente um caderninho com folhas e espiral. Pode ser, por exemplo, um mini planner  ou um aplicativo virtual. Independentemente de como seja, hoje, nós te ensinaremos a otimizar seu tempo organizando seus afazeres diários — e semanais. Confira! 

Como organizar agenda de trabalho?

A jornada de trabalho, seja ela seis ou oito horas, é a mesma para todos os funcionários. O tempo não diminuirá e muito menos aumentará para que todo mundo possa entregar suas tarefas no prazo combinado. Por isso, é de extrema importância que cada colaborador saiba administrar suas horas da melhor maneira possível. 

Veja baixo três dicas úteis para saber como organizar agenda de trabalho e ter dias mais produtivos:

1. Organize suas demandas 

Como você costuma se organizar: por dia ou por semana? Uma dica bacana e que com certeza otimizará sua rotina é logo no primeiro dia de trabalho, na segunda-feira, já escrever tudo o que precisa fazer na semana. 

Analise o que é prioridade e o que possui prazo, e coloque nos primeiros dias. Dessa forma, você consegue ter a visão geral dos seus cinco dias úteis e não se perde com o que já fez ou ainda tem que fazer.

Muitos profissionais costumam classificar a demanda em três pontos:

  • importante: tarefas que merecem atenção, pois podem impactar em outras áreas, por exemplo;
  • urgente: possuem prazo para serem entregues ou são de extrema prioridade;
  • circunstanciais: rotineiras e que não possuem um prazo específico.

2. Tenha um único organizador

Uma prática muito comum que pode deixar um profissional perdido nas suas tarefas, é a falta de centralização de informações em um mesmo sistema. Ou seja, além da agenda, ter o auxílio de um aplicativo de demandas, por exemplo. 

O ideal é que você evite dividir seu trabalho, pois tudo deverá estar centralizado em um único lugar para que você não se perca. 

3. Separe por cores

Deixar a agenda mais interativa pode tornar o seu dia a dia muito mais produtivo e organizado, sabia? Que tal escolher três cores principais para isso? A caneta vermelha pode indicar tarefas urgentes. A azul, as importantes, e a verde, por exemplo, as que são circunstanciais. 

Opte por cores de caneta que sejam de sua preferência! 

Gostou das dicas de como organizar agenda de trabalho? Outras como essa você encontra nas matérias do e-Diário Oficial. Confira mais! 

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais