Já ouviu falar em DRE? Este é um documento muito importante, não só para os empresários, mas para controle e análise governamental.
Entenda como funciona e para que ela serve neste artigo!
O que é DRE e para que serve?
Demonstração de Resultado de Exercício (DRE) é um relatório contábil com o registro das atividades financeiras de uma empresa em um determinado período de tempo e qual o resultado apurado, podendo ser lucro ou prejuízo.
Ele permite que o empreendedor analise o desempenho financeiro da empresa por mês, entendendo onde estão os gargalos, despesas e atividades que merecem atenção.
Além disso, é um dos Demonstrativos Contábeis Obrigatórios para a realização de um processo licitatório e é exigido, também, pelos bancos, quando a empresa solicita algum tipo de crédito.
Outro ponto importante é que o documento é analisado externamente, para entender se os impostos da empresa foram calculados corretamente, assim como comparar se o lucro na DRE é igual ao declarado no IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) dos sócios.
Como fazer uma DRE?
A DRE só pode ser feita por um contador habilitado, seguindo as orientações descritas na Lei 6.404/1976. Para a execução do documento, precisam ser considerados os seguintes cálculos da empresa:
- receita de vendas;
- impostos e deduções;
- receita líquida;
- custos de venda;
- lucro bruto;
- despesas;
- lucro operacional;
- IRPJ e CSLL;
- receitas e despesas não operacionais;
- receitas e despesas financeiras;
- resultado do exercício.
Como analisar o resultado da DRE?
Há duas maneiras de analisar o resultado, sendo elas Análise Horizontal e Análise Vertical
Na Horizontal, são comparados os resultados da Demonstração de Resultado de Exercício e do Balanço Patrimonial dentro do mesmo indicador e período de tempo.
Já na Vertical, como o nome diz, é feita de cima para baixo, levando em consideração: a estrutura das demonstrações financeiras da DRE e do Balanço Patrimonial; a participação em relação do lucro e prejuízo constatado.
Vale ressaltar que o resultado da Demonstração de Resultado de Exercício é a receita líquida da empresa, enquanto o do Balanço Patrimonial é o total do ativo ou passivo da empresa.
Ficou com alguma dúvida? Acesse o blog do E-Diário e confira mais artigos como este!
Magnifico. Valeu conhecer..