Diário Oficial dos Municípios — O Que é e Para Que Serve?

Diário Oficial dos Municípios — O Que é e Para Que Serve?
28/08/2019

Assim como o Diário Oficial da União (DOU), o Diário Oficial dos Municípios é um jornal governamental e destinado para publicação e consulta de assuntos da Administração Pública. Cada cidade brasileira possui o seu, tendo como órgão responsável a Secretaria Municipal de Gestão.

Vamos conhecer um pouco mais sobre o assunto e para o que ele serve? Acompanhe!

O que é o Diário Oficial dos Municípios?

O Diário Oficial dos Municípios é um jornal destinado aos cidadães de cada cidade brasileira, onde diariamente é publicado conteúdos oficiais de interesse público. Por exemplo, o Diário Oficial da Cidade de São Paulo, só publicará informações referentes à cidade e não a outros municípios, ao contrário do DOU que são informações de todo o Brasil.

Dentro de cada jornal é possível encontrar atos oficiais no âmbito do Governo Municipal, como leis, decretos, portarias, editais de licitação, nomeações, exonerações, entre outros assuntos. 

Para consultar os conteúdos publicados, basta escolher entre as seções disponíveis no site. No de São Paulo, por exemplo, são oito divididas em:

  • Gabinete do Prefeito;
  • Secretarias;
  • Servidores;
  • Concursos;
  • Editais;
  • Licitações;
  • Câmara Municipal;
  • Tribunal de Contas.

Ou, se preferir, digite a palavra-chave na busca do site. Caso você saiba a data, mês e ano de uma edição que você procura, você pode acessar à informação por essa outra possibilidade. 

Qual o objetivo de consultar o Diário?

Para as empresas ou pessoas físicas que desejam participar de licitações municipais, por exemplo, é muito importante ficar por dentro de assuntos do órgão público, pois todas as atualizações e informações oficiais serão publicadas no Diário Oficial dos Municípios.

Além disso, mais do que facilitar o acesso à informação, os Diários Oficiais — estadual, municipal e federal — garantem a segurança e a autenticidade dos conteúdos, evitando fraudes e/ou informações falsas. 

Tenho uma matéria. Como publicar?

Você tem uma matéria de interesse público e deseja publicá-la em um Diário Oficial? O E-Diário pode te ajudar! Independentemente da instância — estadual, municipal e federal —, o serviço é prestado para empresas, sindicatos, associações, partidos políticos, agências e pessoas jurídicas. 

De modo rápido e sem burocracias, basta seguir o passo a passo para enviar a sua matéria:

  1. formatação do arquivo em doc,docx, pdf, odt, xlx ou xlt;
  2. envio para o e-mail [email protected];
  3. digitalização dos documentos pessoais, como CPF, carteira de identidade, comprovante de residência, contrato social e CNPJ;
  4. após o envio do material, você vai receber no seu e-mail o orçamento da publicação e um modelo de autorização;
  5. é essencial que você preencha e assine o documento e envie digitalizado novamente para o e-mail de atendimento;
  6. após o pagamento ser confirmado, o processo de publicação será todo realizado por nós do E-Diário!

Viu só como é fácil? Para mais assuntos assim, continue acompanhando o site do e-Diário Oficial!

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais