Aquela imagem clássica de um escritório contábil com armários, gavetas e mesas cheias de papéis pode ficar para sempre no passado. Com as mudanças tecnológicas, a contabilidade digital surgiu para facilitar o trabalho de muitos profissionais.
Neste artigo vamos falar sobre a influência dessa mudança no mercado contábil. Confira!
O que é contabilidade digital?
A contabilidade digital surgiu para substituir os livros, planilhas e pilhas de relatórios e notas fiscais impressas. Hoje, com a tecnologia, é possível integrar todos documentos contábeis no computador e — talvez o mais vantajoso — obter análises e relatórios de forma automática.
O impacto positivo do uso da contabilidade digital no mercado contábil
O uso da contabilidade digital impactou o mercado de diversas formas. Dentre elas estão, principalmente, a redução de custos e diminuição de erros de lançamentos. É claro que esse novo tipo de fazer contabilidade mudou muitos outros aspectos, e falaremos mais a seguir.
Implementação de uma melhor rotina operacional melhor
Quando qualquer processo manual se torna automático e passa a ser feito com o auxílio da tecnologia, é inegável que as atividades sejam aperfeiçoadas. Além do mais, a tecnologia na contabilidade pode ser associada à implementação de novas ferramentas e consequentemente a empresa, como um todo, acaba colhendo bons frutos.
Um sistema contábil digital é capaz de monitorar e mensurar atividades. Como resultado, as chances de erros fiscais diminuem e o gestor tem acesso a dados e relatórios padronizados.
Acompanhamento da legislação e suas mudanças constantes
Quem trabalha com contabilidade sabe que as leis mudam constantemente, uma hora se trabalha com base em um novo parágrafo e, pouco tempo depois, nota-se que ele está revogado. Isso não é incomum, mas é uma dificuldade que a contabilidade digital pode tornar muito mais simples.
E não apenas isso, outro exemplo é a emissão de NF-e (nota fiscal eletrônica) que se tornou obrigatória. Por isso, os escritórios de contabilidade que já tem a tecnologia como alinhada, já estão um passo à frente para cumprir essa e outras obrigações impostas pela lei.
Aumento na produtividade das empresas
As ferramentas tecnológicas permitem que os colaboradores de uma empresa possam se dedicar mais a estratégias, melhorias e atendimento aos seus clientes. Afinal, tarefas operacionais que, embora simples, precisavam ser feitas e levavam muito mais tempo, tornaram-se automatizadas com a contabilidade digital.
Existe impacto negativo do uso da contabilidade digital?
Mesmo com vantagens diversas, muitos profissionais ainda consideram alguns pontos negativos da tecnologia no mercado da contabilidade. Dentre eles estão:
- pouca pessoalidade;
- complicações em questões de grande complexidade fiscal, como pode acontecer em grandes empresas;
- funções muito amplas, com pouca especialização;
E você, o que acha do uso da tecnologia no mercado de contabilidade?
Não deixe de saber mais sobre esse e outros assuntos importantes aqui no portal e-Diário!